nsc
nsc

Análise

Impeachment de Moisés colaborou para o colapso da saúde em Santa Catarina

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
26/03/2021 - 06h06 - Atualizada em: 26/03/2021 - 06h24
Impeachment teve papel decisivo no descontrole da pandemia
Impeachment teve papel decisivo no descontrole da pandemia (Foto: Reprodução, NSC TV)

Se as previsões se confirmarem, o Tribunal de Julgamento do segundo processo de impeachment do governador Carlos Moisés (PSL), marcado para esta sexta-feira (26), fechará um ciclo de ruptura na política catarinense, que ajudou a empurrar o Estado para o colapso na saúde

> Dados mostram como o aumento de casos de covid-19 em SC impacta de imediato internações e mortes

Ocorre que o período entre agosto e outubro, que coincidiu com o agravamento da crise política em Santa Catarina, foi a ‘janela de oportunidade’ que o Estado teve para conter a pandemia. A informação é do colega Cristian Weiss, jornalista especializado em dados, pesquisador da Deutsche Welle e responsável pelo monitoramento do números do coronavírus no NSC Total. Reportagem asinada por ele mostra que, nessa época, Santa Catarina viveu a única queda consistente no número de casos confirmados de Covid-19. 

> SC supera 10 mil mortes por covid-19 no dia em que completa um ano da 1ª vítima

Era o cenário ideal para conter a segunda onda, com controle adequado e regramentos. Mas a política catarinense tinha outras preocupações.

O fantasma do impeachment começou a rondar a Casa D`Agronômica no fim de julho, quando então presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), abriu o primeiro processo contra Moisés e a vice, Daniela Reinehr (sem partido). 

Painel do Coronavírus: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

> Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

Um mês depois do afastamento, período em que Daniela comandou o Estado, Santa Catarina registrou, pela primeira vez, 15 das 16 regiões em nível gravíssimo de risco. Um cenário que foi turbinado pelas eleições municipais e os feriados prolongados, com aglomeração e falta de fiscalização – o que se tornaria uma constante nos meses seguintes, depois que o governador foi reconduzido ao cargo.

O processo de impeachment que será julgado nesta sexta trata sobre a gestão da pandemia e, em especial, a compra fraudulenta de respiradores. Moisés tem grandes chances de sair ileso – no âmbito político, o afastamento é uma hipótese remota. No jurídico, as evidências até agora apontam para o mesmo caminho.  

Se isso de fato ocorrer, Santa Catarina pode virar a página na política. Mas os efeitos da simbiose com a pandemia seguirão ativos.  

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas