O governador Jorginho Mello (PL) comunicou nesta quinta-feira (4) ao deputado estadual e líder do governo na Alesc, Carlos Humberto Silva, que o prefeito Fabrício Oliveira tem a preferência na escolha do candidato que disputará a prefeitura de Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A decisão é uma reviravolta nos planos da executiva estadual do PL, que vinha planejando para esta semana o anúncio de Carlos Humberto como candidato. A definição ocorre após movimentos ostensivos de Fabrício, que no início da semana procurou pela segunda vez o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para tratar sobre a sucessão em Balneário.

Escolha feita, o PL precisa agora encontrar um candidato. A principal aposta de Fabrício é o ex-prefeito Rubens Spernau – mas ele já disse a interlocutores que não quer disputar as eleições porque não se sente confortável em concorrer contra Juliana Pavan (PSD), que é sua afilhada.

Com exceção de Rubens, nenhum nome parece suficientemente forte para a largada. Nos últimos dias, surgiu o nome do jornalista Peeter Lee Grando, que tem um perfil parecido com o de Fabrício – jovem e evangélico. O problema é que Peeter, embora atuado em assessoria política, nunca disputou eleições.

Continua depois da publicidade

Fabrício também tem avaliado nomes de vereadores, inclusive fora do PL.

Quanto a Carlos Humberto, a coluna apurou que o governador chegou a propor uma compensação ao líder do governo. Ofereceu secretarias, inclusive das mais cobiçadas. O deputado não quis.

A coluna procurou o parlamentar e perguntou se ele considera concorrer por outro partido. Ele respondeu que seu projeto era no PL. Quanto ao seu futuro na liderança do governo, foi mais reticente.

– Semana que vem vou pensar.

Leia também

Seif fala pela primeira vez sobre processo de cassação

Como o PL sai ganhando se Seif for cassado e SC tiver nova eleição ao Senado

Colombo se reúne com Kassab em Brasília às vésperas de julgamento de Seif