nsc
nsc

Educação

Ministro fala em recompor orçamento da UFSC em encontro com reitor

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
04/08/2022 - 06h59
Vice-reitora Joana dos Passos, reitor Irineu de Souza, e ministro Victor Godoy
Vice-reitora Joana dos Passos, reitor Irineu de Souza, e ministro Victor Godoy (Foto: Luís Fortes, Divulgação)

O ministro da Educação, Victor Godoy, disse nesta quarta-feira (3) ao reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e à vice-reitora, Joana Célia dos Passos, que há perspectiva de recomposição dos orçamentos das universidades federais. A afirmação ocorreu durante uma reunião em Brasília, feita a convite do ministro, que disse estar em tratativas com o Ministério da Economia e com o Congresso Nacional. A UFSC teve R$ 12,5 milhões cortados da verba de manutenção e investimentos para 2022.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os gestores da UFSC apresentaram as principais propostas da nova equipe para administração da universidade. Além da necessidade de recomposição do orçamento, trataram sobre bolsas permanentes, especialmente para indígenas, e a contratação de professores substitutos. Participaram da reunião o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo de Jesus Ferreira.

O reitor qualificou como muito positiva a reunião. Em relação aos professores substitutos, a informação do MEC é de que os entraves burocráticos para as contratações serão resolvidos. O ministro também garantiu que a verba de R$ 6,5 milhões liberada pelo MEC para reforma do Centro de Ciências da Educação (CED) – que havia sido recolhida pelo governo federal – está garantida com recursos de outras fontes.

De acordo com Irineu e Joana, a reunião também foi positiva em relação às demandas do Hospital Universitário. Os gestores obtiveram do presidente da Ebserh a garantia de reposição de vagas para profissionais no hospital. A empresa informou que serão contratados 60 novos profissionais ainda este ano, entre médicos, enfermeiros e funcionários administrativos. Outras contratações também estão prometidas para o próximo ano. Até 2023, a perspectiva é aumentar em 114 profissionais o efetivo do HU.

Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp - https://bit.ly/3PFMHCS

Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais:

Entenda por que as Eleições 2022 são tão importantes para democracia brasileira

Políticos e empresários tentam mudar lei para permitir cassinos em cidades de SC

Corretor de SC ganha comissão milionária na Justiça com venda frustrada de hotel

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas