Na corrida dos empreendimentos de alto padrão pelo público cada vez mais exigente, um item até então estritamente funcional tem sido visto com outros olhos: os elevadores. Para os prédios muito altos, por exemplo, eles são cada vez mais velozes e programados para reagirem de forma inteligente às intempéries. Nas modernas construções de luxo, são projetados para repetir padrões e combinar com o restante da obra.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Desenvolvidos pela TK Elevator, os elevadores instalados no CNA Cartier Residence, edifício residencial de alto padrão na Meia Praia, em Itapema, propõem levar a funcionalidade para além de um meio de transporte. O elevador funciona como uma central de informação e entretenimento – praticamente uma Alexa.

O sistema, solução digital chamada de Agile Mirror, apresenta uma tela de alta resolução e sensível ao toque com opções de comando e entretenimento. A grande mudança está por trás do espelho, que não reflete apenas a imagem de quem entra no elevador, mas também uma interface multimídia com opções de funcionalidades.

O novo dilema que a explosão da construção civil traz a cidades como Porto Belo

Continua depois da publicidade

Assim, além de escolherem o andar para qual desejam ir, os moradores podem ficar atualizados sobre os últimos acontecimentos lendo um feed de notícias, verificar a previsão do tempo e até as condições de trânsito.

Os equipamentos trafegam na velocidade de 1,75 metros por segundo e podem transportar até 10 pessoas por viagem.

Nova orla milionária de Balneário Camboriú será paga por arranha-céus

Briga de gigantes

Entregue recentemente em Balneário Camboriú, o edifício One Tower, da construtora FG, que ostenta o título de edifício residencial mais alto da América Latina, com 290 metros de altura, é um dos pioneiros no Brasil a incorporar a tecnologia de elevadores super rápidos. O modelo instalado, da alemã TK Elevator, é específico para arranha-céus e percorre os 70 andares da torre em menos de um minuto.

Construção civil surpreende em Balneário Camboriú e ergue arranha-céu sem vigas

Segundo no ranking dos mais altos edifícios da América Latina, o Yachthouse, da Pasqualotto & GT, também possui elevadores que percorrem os 275 metros de altura em menos de um minuto. Os modelos instalados são a estreia de uma nova tecnologia da Atlas Schindler em prédios residenciais no Brasil.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Briga de milhões entre Anitta e José Neto muda regras para prefeituras em SC

Estado está disposto a discutir judicialização de medicamentos

TSE inaugura jurisprudência ao rejeitar cassação de Jorginho

Senadores bolsonaristas se desentendem após choro de Seif na CPMI dos atos golpistas

Destaques do NSC Total