nsc
nsc

Política

O embarque do PP dos Amin no governo Moisés

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
12/01/2021 - 11h31 - Atualizada em: 12/01/2021 - 14h30
Governador Carlos Moisés traz deputados do PP para o governo
Governador Carlos Moisés traz deputados do PP para o governo (Foto: Secom SC)

Duas estreias que deverão ser anunciadas nesta terça-feira (12) selarão a chegada do PP ao governo Moisés. O deputado Altair Silva (PP) deixa o Legislativo para assumir a Secretaria de Agricultura, e o deputado José Milton Scheffer (PP) passa a responder pela liderança do governo na Alesc.

> Reforma dará o tom do novo governo Moisés

O movimento ganhou a bênção do senador Esperidião Amin (PP), que se reuniu com os deputados pela manhã. Além de José Milton e Altair Silva, participaram da conversa a deputada federal Angela Amin (PP) e o ex-deputado Silvio Dreveck (PP), que voltará a ocupar uma cadeira no Legislativo com a saída de Altair.

> Guinada na gestão da pandemia em SC motivou saída de superintendente de Vigilância

Havia dúvidas sobre a adesão do deputado João Amin (PP) ao movimento. Líder do partido na Alesc, João manteve até agora oposição a Moisés - uma postura diferente dos deputados José Milton e Altair Silva, que já mantinham um relacionamento mais próximo ao governo mesmo antes dos processos de impeachment.

Em uma nota oficial, emitida no início da tarde, João Amin se posicionou contrário à entrada do partido no governo: "Me espanta fazermos parte de um Governo que atacou tanto a política e os políticos, se montou com pessoas desqualificadas, ditas “técnicas”, e fez um segundo ano de mandato desastroso. A suspeita compra dos respiradores é apenas um capítulo desta triste o novela", escreveu o parlamentar. O deputado deve seguir posição independente - "votando a favor do Estado e, não do Governo, nas propostas que acredito boas para os catarinenses", afirmou.

Pé lá outro cá

Se o PP entra ‘de cabeça’ no governo, o MDB permanece em cima do muro. Houve convites aos deputados Luiz Fernando Vampiro (MDB) e Valdir Cobalchini (MDB), que recusou as sondagens para que assumisse a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. Ele preferiu focar no projeto de candidatura a deputado federal em 2022.

Quanto a Vampiro, as cartas continuam na mesa e há possibilidade de que a definição saia ainda nesta terça.

Veja a nota completa do deputado João Amin:

"Prezados amigos,

O motivo desta carta é externar minha opinião sobre o nosso rumo. Bom navegador, independente do vento, sabe aonde quer chegar.

Recebo, com nenhuma surpresa, a notícia que o Governador Moisés quer a contribuição de dois Deputados do nosso partido para o seu Governo. As funções de Líder do Governo e Secretário de Agricultura são importantes e contariam com dois excelentes quadros políticos do nosso time.

A surpresa, ou espanto, seria o nosso “aceite” para essa missão. Óbvio que omissão não faz parte do nosso vocabulário. O nosso Estado de Santa Catarina está acima de tudo. Porém, me espanta fazermos parte de um Governo que atacou tanto a política e os políticos, se montou com pessoas desqualificadas, ditas “técnicas”, e fez um segundo ano de mandato desastroso. A suspeita compra dos respiradores é apenas um capítulo desta triste novela.

Com relação a minha atuação na ALESC, continuarei exercendo o papel que as urnas me obrigam. Atuando com independência e votando a favor do Estado e, não do Governo, nas propostas que acredito boas para os catarinenses".

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas