A 23ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada nesta segunda-feira (8) pela Polícia Federal em todo o Brasil, cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Santa Catarina – ambos em Itajaí. Os alvos eram moradores dos bairros Cidade Nova e Barra do Rio.
Continua depois da publicidade
Novos atos em defesa da democracia marcam um ano dos ataques de 8 de janeiro
A coluna apurou que os dois mandados, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), eram para apreensão de aparelhos celulares.
A PF divulgou que a nova fase da operação são pessoas que “financiaram e fomentaram” os atos de 8 de Janeiro de 2023, quando foram invadidas as sedes dos três poderes em Brasília. São cumpridos ao todo 46 mandados de busca e apreensão e um mandadosde prisão preventiva, nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.
Além a apreensão de materiais que possam ajudar nas investigações, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. A estimativa é que os ataques de 8 de janeiro causaram prejuízo de R$ 40 milhões.
Continua depois da publicidade
Leia também
“Fátima de Tubarão” vira ré por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro
Operação contra financiamento de atos golpistas de 8 de janeiro mira cidades de SC
Dois catarinenses são condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro; veja quem são