nsc
    nsc

    Coronavírus

    Resort ignora proibição e faz show com Dinho Ouro Preto para hóspedes em SC

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    09/09/2020 - 11h17 - Atualizada em: 09/09/2020 - 15h51
    Show com Dinho Ouro Preto no Costão do Santinho
    Show com Dinho Ouro Preto no Costão do Santinho (Foto: reprodução)

    Imagens de um show com o cantor Dinho Ouro Preto no resort Costão do Santinho, em Florianópolis, têm causado mal-estar no setor de eventos em Santa Catarina. A apresentação ocorreu no último domingo (6), como parte da programação do hotel para o feriadão da Independência. Ocorre que esse tipo de evento não está autorizado na Grande Florianópolis, que segue sob classificação grave de risco para o novo coronavírus.

    > SC baixa para três regiões em risco gravíssimo; saiba quais são

    A Secretaria de Estado da Saúde e a Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive) informaram, na manhã desta quarta-feira (9), que “levando em conta as determinações da Portaria 658 e o risco grave apontado em Florianópolis pela matriz de risco potencial, tal evento não está autorizado". A fiscalização cabe ao município.

    > Volta às aulas em SC começará com atividades de reforço, diz secretário de Educação

    A apresentação foi anunciada previamente pelo resort e estava incluída no pacote do feriado, que também contou com um show de stand up. Apesar disso, a prefeitura de Florianópolis informou que ainda não tinha conhecimento da situação. A Vigilância Epidemiológica vai notificar o hotel, nesta quarta, para pedir explicações.

    Em nota, o resort afirmou que ofereceu uma "apresentação artística contemplativa para seus hóspedes, no formato voz e violão, que seguiu todos os protocolos existentes". O comunicado diz que "foram respeitadas as regras de uso de máscara, aferição de temperatura, disponibilidade de álcool em gel, uso de 30% da capacidade do local, circulação natural de ar, distanciamento de 1,5m entre as famílias, distanciamento de 5m do palco e monitoramento ostensivo. Todas as regras foram prontamente respeitadas pelos hóspedes".

    Falta regramento

    No dia 28 de agosto, a portaria 658 da Secretaria de Estado da Saúde autorizou a realização de “eventos sociais, feiras, exposições, atividades esportivas de caráter recreativo, cinemas, teatros, museus, shows e espetáculos” em Santa Catarina. Mas condicionou essa autorização à publicação de uma nova portaria, com protocolos sanitários específicos – que ainda não saiu. Isso impede que as atividades sejam retomadas por enquanto.

    O setor de eventos, que é o mais afetado pela pandemia, aguarda a definição das regras enquanto coleciona prejuízos. As empresas estão paradas desde março, quando o Estado decretou as primeiras medidas de contenção. Por isso, o show no Costão do Santinho causou incômodo entre empresários que trabalham com apresentações como essa.

    O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, disse à coluna esta manhã que o plano de retomada das atividades, com o protocolo sanitário está quase pronto. Será divulgado esta semana ou, mais tardar, na próxima.

    — Estamos terminando o plano de retomada, regrando todas as atividades, incluindo os eventos. Só que eles estão atrelados ao mapa de classificação de risco – alertou.

    Em regiões onde o risco é grave ou gravíssimo, segundo a indicação do Estado, seguem proibidas as atividades de lazer e entretenimento que causem aglomerações.

    Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas