nsc
nsc

Recomendação

“Se você tem vulnerabilidade, você não deve vir para o Litoral”, diz o governador Carlos Moisés

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
23/12/2020 - 09h47
Governador Carlos Moisés recomendou que pessoas vulneráveis não vão ao Litoral
Governador Carlos Moisés recomendou que pessoas vulneráveis não vão ao Litoral (Foto: Divulgação Secom SC)

O governador Carlos Moisés (PSL) afirmou na manhã desta quarta-feira (23), em entrevista à Rádio Gaúcha, que pessoas “vulneráveis” à Covid-19 não devem vir ao Litoral de Santa Catarina neste verão. A resposta foi dada por Moisés a um questionamento da colunista Rosane de Oliveira, a respeito da reabertura de atividades de turismo e lazer no Estado.

> Governo de SC vai recorrer de decisão que proíbe eventos e limita hotéis

- Se você tem vulnerabilidade, você não deve vir pro Litoral se expor com um grupo de pessoas. Mesmo que num grupo familiar. São as pessoas mais idosas, aqueles que têm comorbidades – afirmou o governador.

Justiça proíbe eventos em Santa Catarina e determina limitação de ocupação em hotéis

A fala de Moisés coincide com a divulgação do novo mapa de risco de Santa Catarina, que traz, pela primeira vez, todas as 16 regiões vermelho - o que indica nível gravissimo de risco para Covid-19. Apesar disso, o Estado vem apostando no afrouxamento de regras. 

SC tem todas as regiões em risco gravíssimo para coronavírus

A falta de coerência entre os apontamentos do mapa de risco e as ações do governo levou a Justiça a aceitar um pedido do Ministério Público para proibir eventos e limitar a ocupação na hotelaria. Conforme adiantou o colega Anderson Silva, o governador anunciou que vai recorrer.

O tom de Moisés durante a entrevista, direcionada aos gaúchos que virão a Santa Catarina, foi de que o governo entende o turismo como inevitável, e vai apostar nos regramentos – algo que já vinha permeando as informações oficiais do Governo do Estado. Moisés disse o governo de SC “fez sua parte” ao aumentar a disponibilidade de leitos de UTI com atendimento pelo SUS em 160%, e que a hora é de ‘responsabilidade compartilhada’ com os cidadãos.

Sem máscara na praia

Questionado pelo colunista Daniel Scola, o governador também comentou sobre o uso de máscara nas praias de Santa Catarina. Afirmou que as regras estão em discussão, mas que as máscaras deverão ser dispensadas.

- Não vamos exigir que usem mascara dentro da água ou mesmo na faixa de areia – adiantou.

O governador prevê que o regramento das praias, com a autorização para permanência na faixa de areia, saia até esta quinta-feira (24).

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas