O Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em Santa Catarina (SINPRF/SC) enviou um ofício à superintendência estadual da corporação em que cobra reforço operacional para os dias que antecedem a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O documento pede, ainda, um plano de ação para desbloqueio de estradas, se necessário.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de SC por WhatsApp

O pedido do sindicato diz que o Estado ainda sente os reflexos das interdições causadas pelas chuvas das últimas semanas, que sobrecarregam o efetivo operacional. O ofício cita ainda que após as eleições a PRF enfrentou as consequências do fechamento das estradas, com policiais “hostilizados, agredidos e acusados de conivência com grupos discordantes dos resultados das urnas”.  

O ofício ressalta que é importante que a PRF, enquanto “ instituição de Estado da República Federativa do Brasil, envide todos os esforços para assegurar a livre circulação por todas as rodovias federais, garantindo o direito de ir e vir de todos os cidadãos, evitando que ocorram os bloqueios e interdições vistos no período após o segundo turno das eleições”.

Leia também: Vândalos chegaram em carro de luxo para promover barricada na BR-470, diz testemunha

Continua depois da publicidade

O sindicato pergunta se, além de planejamento para reforço operacional, a Superintendência da PRF em Santa Catarina possui recursos suficientes para executar as ações preventivas “para assegurar que todas estas atividades sejam executadas de modo pleno, sem prejuízo à segurança dos policiais e da sociedade”.

Santa Catarina foi o epicentro dos bloqueios promovidos por radicais após o segundo turno das eleições. O Estado chegou a ter mais de 100 pontos de bloqueio, que causaram prejuízos a diversos setores da economia e fizeram centenas de catarinenses sofrerem nas filas nas estradas.

Leia mais

Uso de artefato de assalto e fogo na BR-470 revela 3º caso de barricada na semana em SC