Começa na próxima semana a inspeção de atracadouros e barcos de pesca de Santa Catarina que têm atuação no mercado externo, numa tentativa de agilizar a retomada das exportações de pescado brasileiro para a União Europeia. Técnicos do Ministério da Agricultura (Mapa) farão um treinamento com servidores da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que ficarão responsáveis pela avaliação.

Continua depois da publicidade

A parceria entre os órgãos federal e estadual é prevista em convênio, e possibilitará um projeto-piloto de inspeção. Além de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Bahia também terão inspeções feitas com apoio de órgãos estaduais.

O treinamento será feito no Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), em Itajaí, entre segunda e quarta-feira. De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pesca, será feito nivelamento de práticas de inspeção _ o Mapa fornecerá uma lista de itens a serem observados nas vistorias pelos técnicos da Cidasc.

A expectativa é que as inspeções iniciem antes mesmo do término da capacitação, na terça-feira. A princípio, as visitas serão acompanhadas por servidores do Ministério da Agricultura. Há pressa do setor produtivo e do governo em apresentar os dados à União Europeia _ e uma grande expectativa quanto à aceitação, ou não, do modelo de inspeção.

Continua depois da publicidade

As exportações de pescado para os países europeus estão suspensas desde o dia 3 de janeiro. A decisão foi do próprio Mapa, numa tentativa de evitar uma ruptura mais drástica. O motivo foi um relatório da União Europeia que apontou problemas com o pescado brasileiro. Os pedidos incluem mais rigor no controle de metais pesados, regulamentar os pontos de desembarque e melhorar o controle de temperatura das embarcações.