A Secretaria de Estado da Infraestrutura se prepara para licitar o projeto executivo do túnel submerso que vai ligar Itajaí e Navegantes pelo Rio Itajaí-Açu, uma obra que pode chegar a R$ 1 bilhão. O edital deve ser lançado até o fim de julho, junto com o dos projetos da rodovia alternativa à BR-101 e do túnel da Serra do Corvo Branco.

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A empresa contratada vai complementar os estudos de implementação e viabilidade do túnel, e ficará responsável por apresentar o projeto detalhado.

No dia 31 de maio, o consórcio InonAmfri conseguiu a aprovação do financiamento do túnel e do transporte regional elétrico integrado junto à sede brasileira do Banco Mundial. A fase seguinte é de ajustes na proposta, para envio à sede mundial do banco em Washington.

Depois de formalizado o financiamento, será necessária aprovação de endividamento dos municípios pelas Câmaras de Vereadores de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú, cidades envolvidas no projeto. Só então o pedido é encaminhado para aprovação da Secretaria do Tesouro da União e para o Senado.

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A estimativa é que todo o processo de aprovação do empréstimo até o fim do ano. O Estado, que é responsável por autorizar a obra, fez parceria com os municípios para agilizar o andamento do projeto enquanto segue a tramitação do financiamento.

A proposta é de um túnel pré-moldado, com três pistas em cada sentido e espaço para pedestres e ciclistas. A construção terá os custos divididos entre poder público e iniciativa privada, que vai operar o pedágio do túnel depois de pronto. Hoje, as tarifas são estimadas entre R$ 4,50 a R$ 10. O projeto é inspirado na proposta do túnel Santos – Guarujá, que deve entrar na previsão de investimentos para a desestatização do Porto de Santos. A imagem que ilustra este post é dessa proposta.

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