nsc
nsc

Obra

Calçadão duplicado e uma nova plataforma estão nos planos do Balneário Rincão

Compartilhe

Denis
Por Denis Luciano
23/06/2021 - 06h16
Calçadão de 2,2 quilômetros ganhará mais 2 quilômetros em direção ao sul
Calçadão de 2,2 quilômetros ganhará mais 2 quilômetros em direção ao sul (Foto: Divulgação)

Entre 2018 e 2020, duas etapas da mesma obra permitiram uma guinada no visual do Balneário Rincão, no sul de Santa Catarina. A Avenida Beira Mar deixou de ser um espaço acanhado, de piso irregular ou inexistente, para um charmoso e confortável cartão postal da praia, situada a 27 quilômetros de Criciúma.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A execução do calçadão incrementou o Rincão, urbanizando a principal avenida, atraindo investimentos e visitantes, potencializando o comércio e o mercado imobiliário. Foram 2,2 quilômetros de pavimentação, novas calçadas e iluminação, com drenagem adequada e acessos à orla com passarelas sobre as dunas, que fizeram a diferença para o antigo distrito de Içara, da qual emancipou-se em 2013. Atualmente, o Balneário Rincão conta com 12,6 mil habitantes, população multiplicada por dez no veraneio.

Calçadão será ampliado

O prefeito Jairo Custódio (MDB) anuncia que vem mais por aí. - Vamos fazer a terceira etapa do calçadão - confirma. - O projeto estará pronto nos próximos 20 dias. Vamos então em busca das licenças ambientais. Planejamos lançar a licitação em janeiro e executar no ano que vem - detalha. 

> A estratégia do Estado para aumentar salários dos professores

A meta do prefeito é inaugurar a terceira etapa do calçadão do Rincão em dezembro de 2022. - Estimamos que essa fase da obra vá custar em torno de R$ 9 milhões, os insumos encareceram em relação às etapas anteriores, mas já temos alguns encaminhamentos - explica Custódio.

Visual noturno da área central do calçadão do Rincão
Visual noturno da área central do calçadão do Rincão
(Foto: )

O novo trecho a ser executado praticamente duplicará a extensão do calçadão, que ganhará mais 2 quilômetros. - Teremos 1,7 quilômetro de via com viabilidade para o tráfego de carros e os últimos 300 metros serão uma canaleta, uma passarela, uma pista de caminhada que conectará o calçadão a uma praça que está sendo construída na região da zona Sul do Rincão - informa o prefeito.

Projeto da praça em construção onde terminará o calçadão a ser ampliado
Projeto da praça em construção onde terminará o calçadão a ser ampliado
(Foto: )

Antiga plataforma será transformada

O sul do Balneário Rincão conta com uma plataforma de pesca desativada. Ela esteve interditada nos últimos 6 anos até que, em agosto de 2020, houve o desabamento e posterior demolição de parte da estrutura que encontrava-se comprometida, e colocando frequentadores sob risco, embora a interdição que, via de regra, era desrespeitada.

O que restou da plataforma será transformado em um novo aparelho turístico para o município. - Nossos arquitetos estão desenhando. Os 300 metros de plataforma que seguem de pé para dentro do mar serão aproveitados. Da parte demolida, sobraram os postes cravados no terreno, e vamos aproveita-los também - relata o prefeito. 

- Faremos uma passarela de madeira que vai ligar as dunas até a plataforma, e nesse trecho perto das dunas, ergueremos um complexo com espaço para restaurantes, lanchonetes. Quando o projeto estiver pronto, faremos um estudo de viabilidade - anuncia Custódio. A ideia é licitar a obra para investidores que, posteriormente, terão direito de explorar a estrutura comercialmente por até 30 anos.

Plataforma que desabou há quase um ano
Plataforma que desabou há quase um ano
(Foto: )

> Justiça determina desocupação de plataforma de pesca

Circuito para bicicletas

Essa nova plataforma, próxima ao extremo sul do calçadão, onde terminará a terceira etapa a ser executada, estará integrada a um sistema de ciclovias que o prefeito pretende tirar do papel em breve. - Estamos na dependência da Secretaria de Infraestrutura liberar - pondera.

Técnicos da Secretaria de Infraestrutura do Estado analisaram viabilidade de ciclovia
Técnicos da Secretaria de Infraestrutura do Estado analisaram viabilidade de ciclovia
(Foto: )

Serão 17 quilômetros de ciclovias integrando o calçadão à SC-445. - A primeira etapa terá 3 quilômetros - informa Custódio. - Para essa etapa, até a localidade de Pedreiras, já temos os recursos. A segunda etapa é mais extensa, terá 14 quilômetros e vai terminar no bairro Barra Velha. Mas essas duas etapas dependem da liberação do Estado, já que estão em margens de rodovias estaduais - frisa.

Sem previsão de eventos

O Balneário Rincão vinha investindo muito em eventos nos últimos anos. Houve shows nacionais que lotaram a arena de eventos montada na área central do município. Mas, por conta da pandemia de Covid-19, o prefeito não tem qualquer previsão de retomada dos calendários festivos.

Um dos shows do veraneio de 2019 com sucesso no Rincão
Um dos shows do veraneio de 2019 com sucesso no Rincão
(Foto: )

- Sabemos que as pessoas estão ansiosas, temos a expectativa de receber um bom contingente de veranistas no fim do ano, mas estamos muito cuidadosos - observa Jairo Custódio. - Até ter garantias, não faremos eventos, não temos como promover qualquer aglomeração - sublinha. O prefeito imagina que até meados do ano que vem haverá dificuldades para qualquer realização. - A Festa da Tainha, que já cancelamos nesse ano, dificilmente conseguiremos fazer no ano que vem também - finaliza.

Leia também:

> Criciúma alcança 100 mil doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19

> O emocionante resgate de animais marinhos no extremo sul catarinense

> A pequena cidade do sul que luta para não perder território

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Mais colunistas

    Mais colunistas