Criciúma alcançou, na manhã desta terça-feira (22), a marca de 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. O número resulta da soma das primeiras e segundas doses. Mas há ao menos duas preocupações: o estoque segue em baixa e há, ainda, muita ausência entre alguns dos grupos já contemplados com a imunização.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
As últimas 780 doses que estavam armazenadas para primeira dose foram distribuídas para as unidades de saúde na manhã desta terça. Com essas doses, mais aquelas que já se encontravam estocadas, os 46 pontos de vacinação não contam com mil vacinas à espera dos criciumenses.
Não há expectativa de recebimento de reforço para primeira dose nas próximas horas. A remessa que o Estado recebeu no domingo, de 309.250 da AstraZeneca, compreendem segunda dose, que no caso de Criciúma encontram-se sob controle. A Secretaria Municipal de Saúde garante que há vacinas suficientes para o cumprimento do calendário momentâneo da segunda rodada de imunização na cidade.
Quase 5 mil ausentes de 49 a 59 anos
Sobre as faltas de criciumenses ao apelo da vacinação contra Covid, há quase 5 mil ausências na faixa dos 49 aos 59 anos. No grupo de 55 a 59 anos, são 1.719 ausentes para a primeira dose. Na faixa dos 50 aos 54 anos, 2.294 moradores de Criciúma ainda não procuraram a vacina.
Continua depois da publicidade
No grupo dos 49 anos, que teve liberação para procurar as doses no último sábado (19), ainda não compareceram 809 pessoas.
Nesta terça, já houve o acesso às vacinas para quem tem 48 anos, embora o estoque em baixa. Estão convidados a procurar as unidades os criciumenses com 48 anos ou mais, os caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, trabalhadores da limpeza urbana, do transporte ferroviário, professores, pessoas com mais 18 anos com comorbidades, gestantes, puérperas e lactantes, deficientes permanentes, membros das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.
Por enquanto, não há previsão de baixar a régua da imunização para os 47 anos nesta quarta-feira (23).
> Governo comprou vacina Covaxin por valor 1.000% mais alto
Os números por vacinas
No total, Criciúma já recebeu 103.582 doses de vacinas, para primeira e segunda doses. A AstraZeneca é a que mais chegou para a cidade, com 47.680 doses. Foram 43.170 de Coronavac e 12.732 da Pfizer.
Continua depois da publicidade
> Covid hoje: mapas mostram dados de mortes e vacinas em SC
Covid na cidade
Pelos dados do Governo do Estado, Criciúma está em quinto lugar, em números absolutos, em casos ativos de Covid-19. São 885, atrás de Joinville (1.341), Blumenau (1.107), Itajaí (947) e Lages (928 ativos). No mais recente relatório da Secretaria de Saúde do município, porém, Criciúma reconhece 779 ativos.
A cidade contabiliza 559 óbitos, são 186 pacientes internados e, entre os casos confirmados para Covid-19, são 54 em leitos de UTI e 120 em leitos clínicos. Em Criciúma há quatro pacientes na fila de espera por leitos, três no Hospital de Retaguarda do Rio Maina e um no Hospital São José. No sul, são 16 pacientes em filas de espera por leitos.
Leia também:
> “Aluno que não voltar para a sala vai reprovar”, anuncia prefeito de Criciúma
> Pneumologista alerta para salto de 600% nas internações em Criciúma
> Mesmo com vacinação, pneumologista de Criciúma crê em “Papai Noel de máscara”
 
				 
                                    