nsc
nsc

Covid-19

Mortes de mãe e bebê chocam Lauro Müller, no Sul de SC

Compartilhe

Denis
Por Denis Luciano
28/06/2021 - 13h19 - Atualizada em: 28/06/2021 - 15h14
Everton casou-se com Adelita em 2019. Neste domingo, perdeu a esposa, com Covid, e a filha
Everton casou-se com Adelita em 2019. Neste domingo, perdeu a esposa, com Covid, e a filha (Foto: Divulgação)

Adelita e Everton casaram-se em abril de 2019. Os jovens viviam um momento muito especial, afinal, esperavam a primeira filha. A menina, que se chamaria Ana Clara, nasceria no fim de julho, até que o coronavírus atingiu em cheio a família: ambas morreram após complicações da mãe relacionadas à Covid-19 e o caso chocou a cidade de Lauro Muller.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

No dia 16, Adelita Alves Nunes, 24 anos, foi diagnosticada com Covid-19. O caso agravou-se em pouco tempo. Na última quinta-feira (24), necessitou de internação. Foi deslocada para o Hospital São Roque, em Morro da Fumaça. No início da tarde deste domingo (27), a situação piorou. 

Adelita teve que ser intubada e a gravidez, então de 8 meses, precisou ser interrompida.

Feito o parto cesariano, Ana Clara nasceu aparentemente saudável, com 32 semanas. Necessitava de internação em leito de UTI Neonatal, mas, enquanto a transferência era providenciada, a menina sofreu uma parada cardíaca e faleceu. Exame constatou que o bebê não havia contraído a Covid-19.

> Covid hoje: mapas mostram dados de mortes e vacinas em SC

Inconsciente, a mãe já se encontrava sob ventilação mecânica a essa altura. Adelita sofreu várias paradas cardíacas ao longo da tarde até ter seu óbito atestado às 19h20min.

A foto é do sétimo mês de gravidez de Adelita
A foto é do sétimo mês de gravidez de Adelita
(Foto: )

Hospital se manifestou

Em nota, o Hospital São Roque sublinhou a consternação, enfatizando todo o esforço das equipes responsáveis em lutar pela vida de Adelita e Ana Clara. 

"A paciente gestante (com Covid-19) deu entrada no Hospital de Caridade São Roque no dia 24 de junho. Ela havia positivado no dia 16.

Entre os dias 26 e 27 o Hospital de Morro da Fumaça realizou diversas tentativas de transferência da gestante para hospitais de alta complexidade, porém sem sucesso. No dia 27, por volta das 13h, a paciente dessaturou e necessitou de intubação. Meia hora depois a equipe com 4 médicos (incluindo um obstetra) decidiu realizar a cesária de emergência para preservar a vida da bebê de 32 semanas.

A criança nasceu com vida, teve seu exame constatado que não estava com Covid-19, porém durante o processo de transferência para uma UTI Neonatal, teve uma parada cardíaca e não resistiu, mesmo com diversas tentativas de reanimação.

Enquanto tentava a transferência da mãe a equipe médica também tentou por diversas vezes reanimar a mesma, que teve algumas paradas cardíacas durante o período. Ela se manteve com o mesmo estado de saúde, sem progresso até as 19h20 minutos quando entrou em óbito.

A equipe do Hospital de Caridade São Roque está desolada, a situação abalou a todos e o clima é de muita tristeza pela perda da mãe e de sua filha de 32 semanas".

O clima é de comoção em Lauro Müller:

— O Everton vivia um conto de fadas. Ele é um trabalhador, rapaz muito religioso, que namorou pouco, foi buscar Adelita em Lauro Müller para casar. Era um casal espetacular, congregavam conosco aqui na Igreja Batista — conta o radialista Edio Antônio, amigo da família. 

— Eles eram cheios de sonhos — completa.

Nas redes sociais, centenas de homenagens estão sendo prestadas por amigos de Lauro Müller e região. 

> SC quer testar vacinação em massa em uma cidade por região

O caso dos leitos

Na nota, o Hospital São Roque refere dificuldades para transferir a paciente para alguma unidade de maior complexidade na região de Criciúma. A Central de Regulação de Leitos da Gerência Regional de Saúde, porém, esclarece que foram feitos todos os esforços.

— O mais indicado teria sido a transferência dela para o Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma. Mas não havia leito disponível. E o Samu só transfere paciente intubado, e quando ela foi intubada, no começo da tarde, conseguimos o leito no Hospital São José. Mas não houve tempo. O caso dela se agravou muito, e não havia mais condição de transferência - informa a integrante da Central de Regulação em Criciúma, Ângela Rosso.

Hospital São Roque, em Morro da Fumaça, onde Adelita e a filha faleceram
Hospital São Roque, em Morro da Fumaça, onde Adelita e a filha faleceram
(Foto: )

— Fizemos um grande esforço coletivo, foi um episódio muito triste, que abateu a todos aqui na Gerência de Saúde - afirma Ângela. - O atendimento foi o mais completo, com uma equipe muito competente em Morro da Fumaça. Mas era um caso muito difícil mesmo — emenda.

> São Joaquim registra primeira neve de 2021 em Santa Catarina

Situação grave em Lauro Müller

Foram três óbitos registrados nas últimas horas em Lauro Müller. Além da jovem de 24 anos, uma mulher de 41 e um homem de 48 anos, o ex-vereador Ilto Padilha dos Santos. Com esses registros, o município alcançou 46 mortes por conta do coronavírus.

Na região carbonífera, contabilizam mais mortes por Covid as cidades de Criciúma (577), Içara (114), Orleans (81), Urussanga (65) e Cocal do Sul (50 óbitos). São, ainda, 44 em Siderópolis, 43 em Balneário Rincão e Forquilhinha, 39 em Morro da Fumaça, 30 em Nova Veneza e 12 em Treviso.

Lauro Müller chegou a 43 óbitos por Covid-19
Lauro Müller chegou a 43 óbitos por Covid-19
(Foto: )

Lauro Müller tem 15,3 mil habitantes e conta com 79 casos ativos, 2.613 confirmados e 2.488 recuperados. 

Leia também:

> A pequena cidade do sul que luta para não perder território

> O início do fim do Anel Viário em Criciúma

> Sempre alerta: o sargento que, na folga, salvou um casal de idosos em Criciúma

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Mais colunistas

    Mais colunistas