nsc
nsc

Rodovia

Ninguém topou assumir as obras da SC-290, no extremo Sul catarinense

Compartilhe

Denis
Por Denis Luciano
04/10/2021 - 06h22
Rodovia é um acesso de chão batido ao Rio Grande do Sul
Rodovia é um acesso de chão batido ao Rio Grande do Sul (Foto: Julio Cavalheiro / Secom)

Pouco mais de um mês depois do lançamento da licitação para pavimentar os 15 quilômetros da SC-290, na Serra do Faxinal, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Governo do Estado se depara com a falta de interessados em executar os serviços, mesmo com um investimento previsto de R$ 58,9 milhões.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A licitação, cujo resultado seria conhecido na última sexta-feira (1), resultou deserta. Ou seja, nenhuma empresa se candidatou a tirar o projeto do papel. - Vamos ver o que aconteceu - prometeu o deputado estadual José Milton Scheffer (PP), líder do governo Moisés na Alesc, que tratará do assunto nesta semana com o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira.

- E vamos buscar marcar um nova data para o certame - antecipou o parlamentar. Trata-se de uma obra com as dificuldades típicas que o relevo serrano impõe. A estrada liga Praia Grande, no extremo Sul catarinense, a Cambará do Sul, no lado gaúcho. Será o novo acesso pavimentado entre os dois estados. 

- A expectativa é muito grande aqui - apontou o prefeito de Praia Grande. Para Elisandro Fanica (PP) a pavimentação vai representar um grande salto para a economia da região, que tem base na agricultura mas projeta incremento substancial com o turismo, que já registra evolução destacada nos últimos anos. - Com a gestão privada dos nossos parques de Praia Grande e Cambará do Sul, esse acesso com asfalto vai fazer toda a diferença - explicou o prefeito.

Governador lançou edital há pouco mais de um mês em Praia Grande
Governador lançou edital há pouco mais de um mês em Praia Grande
(Foto: )

> Lei que dificulta combate à corrupção divide bancada de SC no Senado

Do lado gaúcho, a concessão dos parques Aparados da Serra e da Serra Geral veio com a garantia do asfalto entre Cambará do Sul e a região dos canyons, na divisa dos estados. O mesmo não aconteceu do lado catarinense. - Ninguém acreditava, muitos desconfiaram mas nós vamos fazer sim - anunciava, na noite de 25 de agosto, o secretário de Infraestrutura. Na ocasião ele esteve com o governador Carlos Moisés em Praia Grande para o ato político que lançou o edital que agora resultou esvaziado. 

Ainda falta a licença ambiental

Havia um porém, que pode ter influenciado na falta de interessados agora para o investimento, sobre a liberação para as obras. Acontece que a licença ambiental ainda não está garantida. - Resolvemos adiantar a licitação, contratar a empresa executora da obra e, enquanto isso, buscamos essa licença - esclareceu, na ocasião, o secretário Thiago. Acontece que essa licença ainda não veio.

- Mas será uma obra bem feita, que ficará muito bonita. E o custo é elevado pois é compatível com o potencial turístico e logístico da região - observou o prefeito Fanica. Essa pavimentação é uma novela antiga na região de Praia Grande. Ela chegou a ser anunciada no governo Raimundo Colombo (PSD) em 2014, com ordem de serviço entregue, mas houve a execução de apenas 3 quilômetros do asfalto. Alguns trechos ainda estão lá, esfarelados, mas que serão aproveitados na retomada das obras.

Sem asfalto, mas com sinalização turística colocada pela Santur
Sem asfalto, mas com sinalização turística colocada pela Santur
(Foto: )

> Radialista Hugo Silveira Lopes morre aos 87 anos

Enquanto isso, o movimento continua no acesso aos parques. Pelo chão batido e na poeira da atual SC-290, não são poucos os catarinenses que atravessam a divisa com o Rio Grande do Sul para curtir as belezas dos canyons. 

Leia também:

> Geovania de Sá, entre a igreja e o apoio a Eduardo Leite

> Na volta da torcida, o tropeço do Criciúma

> Devolveram a picareta do mineiro da praça em Criciúma

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Mais colunistas

    Mais colunistas