nsc
nsc

Mensagem

Ser livre é poder ser o que quiser, e tudo bem

Compartilhe

Edsoul
Por Edsoul
07/12/2020 - 08h30
Projeto do Edsoul de conversa em escolas da Grande Florianópolis
Projeto do Edsoul de conversa em escolas da Grande Florianópolis (Foto: Divulgação)

Amados, estamos literalmente enterrando o ano fatídico que está sendo 2020. Todos nós de certa forma paramos boa parte das atividades que, até então, estávamos habituados a ter em nossas rotinas. Pra mim, o que mais fez falta foram as visitas em escolas que faço a 12 anos através do projeto Troca de Ideias. 

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Como tudo que é direcionado a educação, os bate papos com nossos jovens de unidades de ensino da rede pública do estado, também migraram para as redes sociais. A meu ver, ganhamos espaço quando se trata da Internet, pois é nela que conseguimos alcançar milhares de pessoas ao mesmo tempo, com sotaque e idiomas diferentes. 

Na próxima terça-feira farei a última delas, às 20h. A cada troca de positividade eu leio um texto de minha autoria, para que os seguidores levem para seus corações, algumas palavras carregadas com o meu carinho. Peço licença para deixar um pouco do clima que vivemos neste ano. Boa leitura

"Ser livre é olhar no olho do outro e dizer...eu te amo!

Ser livre é tatuar o coração com bondade e solidariedade.

Ser livre é entrar em campo no jogo da vida, com a cabeça erguida e com a certeza de que cada passe improvisado estará te levando para o lugar mais alto do pódio.

Ser livre é ser gordo, preto, gay, magrelo, alto, baixo ou de estatura mediana. Ter liberdade para ser do jeito que quiser, e nunca...jamais, como estabeleceram.

Afinal de contas, como podemos ser livres com as algemas dos estereótipos que nos vendem? Pra onde que quer que a gente olhe, os comerciais estão lá! Vende-se apartamentos de frente pro mar...a família nunca é gorda...preta...ninguém tem deficiência...peraí! Se eu não me vejo nessas propagandas imobiliárias, como me soltar das amarras e realmente meter livremente a mão no bolso para comprar algo que pelo jeito não foi feito pra mim?

Já sei. Eu vou assinar minha carta de alforria. SIM! Vou me libertar desses grilhões que não me representam. Vou buscar na minha liberdade consciente, que quem vende...só quer alguém que queira comprar. O capitalismo não tem cor. Não é mesmo? Vixi, agora o papo ficou doido...sabe por que?

Nessa parada que envolve dinheiro entra a falta de liberdade quando se nasce com algo que vem escrito na testa desde o nascimento de muitos. SUSPEITO.

É, a liberdade está bem longe de ser alcançada se a gente for pensar nos vícios destrutivos da humanidade.

Vem cá, e essa parada de liberdade de expressão. Já ouviram falar? Como é bom ser livre para tecer palavras ao vento, que quando comedidas servem como acalento.

Mas, o comprometimento com a verdade parece estar sendo confundido com xingamento, seres viventes sem nenhum entendimento se acham o foco do momento, se utilizam do ódio para atacar os bons que através do bem, usam a liberdade de expressão como seus movimentos.

Ser livre é ter muitas opiniões sobre qualquer coisa e tudo bem...liberdade é respeito. Tudo que a gente não tem!

Agora meus queridos, esse é o grande desafio conquistar a liberdade que ainda não temos. Vamos nos libertar? Eu, você e também aqueles que ainda não entenderam o quanto vale a pena ser do bem.

O mundo é lindo! Tem tudo que a gente precisa para ir e vir livremente. O problema é um tal de ser humano que se corrompe, é corrompido e faz com que de todas as espécies...mesmo se auto estitulando racional...permanece na eminência de ser o mais demente.

Oremos, pela alforria de todos...vamos reze, bata tambor, não importa como vai ser a sua prece. A liberdade pode significar a salvação da espécie."

Leia também: 

“O ano de 2020 mostrou nossa grande capacidade de adaptação”, diz psicóloga sobre pandemia

“É preciso controlar a ansiedade na quarentena para evitar transtornos”, diz psicanalista

“Podemos tirar grandes lições de convivência solidária da pandemia do coronavírus”, diz Mario Sergio Cortella

Edsoul

Colunista

Edsoul

Edsoul sabe tudo o que rola nas comunidades de Floripa. Reivindicações, histórias de superação e serviços interessantes para galera.

siga Edsoul

Edsoul

Colunista

Edsoul

Edsoul sabe tudo o que rola nas comunidades de Floripa. Reivindicações, histórias de superação e serviços interessantes para galera.

siga Edsoul

Mais colunistas

    Mais colunistas