nsc
nsc

reflexos da pandemia

Com queda no faturamento de mais de 60%, temporada de inverno é a pior dos últimos anos na Serra

Compartilhe

Eduarda
Por Eduarda Demeneck
29/09/2020 - 08h05 - Atualizada em: 29/09/2020 - 10h54
Com queda no faturamento de mais de 60%, temporada de inverno é a pior dos últimos anos na Serra
Com queda no faturamento de mais de 60%, temporada de inverno é a pior dos últimos anos na Serra (Foto: Diorgenes Pandini / NSC Total)

Pesquisa da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina) mostra que a temporada de inverno foi bastante afetada por conta da pandemia. O movimento foi menor e por consequência houve um impacto econômico em restaurantes, hotéis, pousadas, pontos turísticos, bares e comércio em geral.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

A pesquisa feita entre os dias 3 e 5 e 19 e 21 de agosto, em 12 cidades da Serra Catarinense, entre elas Lages, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Rio Rufino, Urupema e Urubici mostra que para cerca de 67,2% do setor de turismo a temporada de inverno foi negativa. Impactados, na visão dos empresários, pela pandemia, pelas restrições dos decretos municipais e estadual, para se evitar a propagação do vírus, e pela crise financeira. A queda no faturamento foi de 63% em relação à temporada de 2019. Em 44% dos estabelecimentos houve demissões.

Segundo a pesquisa, o que trouxe um pouco de fôlego para o setor foi o fim de semana com previsão de neve, entre 20 e 22 de agosto onde a rede hoteleira registrou 90% de ocupação, dentro do limite máximo permito entre 40% e 50%. Durante a temporada de inverno os proprietários de restaurantes, hotéis, pousadas e pontos turísticos precisaram atender uma série de medidas sanitárias para garantir a segurança dos funcionários e turistas. Foram entrevistados 278 empresários e gestores de estabelecimento comerciais.

> Santa Catarina pode chegar aos 40°C; veja a previsão para o calor extremo

Mesmo diante deste cenário, o levantamento mostra que o setor está otimista para o período pós-pandemia. Para falar sobre essa pesquisa e a retomada econômica, nesta terça-feira (29), às 17h acontece uma live com Marco Aurélio Floriani, presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, e o empresário de Bom Jardim da Serra, Mário Michels, para discutir os reflexos da pandemia nos negócios e as perspectivas para o futuro. Será transmitida nos canais da Fecomércio SC, no Facebook e Youtube.

Leia também:

A fumaça dos incêndios do Pantanal voltará para SC

Análise: como o “estouro da boiada” de Ricardo Salles afeta Santa Catarina

Uma primavera com influência do La Niña

Mulher será indenizada após ganhar fama de "louca dos gatos" em SC

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Mais colunistas

    Mais colunistas