nsc
nsc

Novas Flexibilizações

Ônibus em Lages são liberados para idosos; novo decreto foi assinado nesta sexta-feira

Compartilhe

Eduarda
Por Eduarda Demeneck
25/09/2020 - 13h05 - Atualizada em: 25/09/2020 - 13h42
ônibus em Lages
Ônibus em Lages estão liberados para idosos (Foto: Maurício Santos/ Lages Diário)

Um novo decreto foi assinado nesta sexta-feira (25) em Lages. A partir de agora, está liberado o acesso de pessoas com mais de 65 anos ao transporte público da cidade. 

O novo documento também traz mudanças em relação aos horários de funcionamento de supermercados, açougues, peixarias, mercados atacadistas, e congêneres que podem ficar abertos de segunda-feira a dominga, entre 8h e 22 horas.

> Cinemas e teatros são liberados em Santa Catarina; entenda as regras

Já os Postos de Combustíveis podem funcionar todos os dias, entre 5h e 24h. Os shoppings e lojas de departamentos situados às margens das rodovias federais: de segunda-feira a domingo das 10h às 22 horas.

Música ao vivo em bares e restaurantes também foi autorizado mediante o cumprimento de algumas medidas: as apresentações devem ocorrer em ambiente ventilado, sem aglomerações e respeitando a distância mínima entre o(s) artista(s) e o público; possuir barreira física entre o artista e o público, limitar a três artistas; as apresentações devem encerrar uma hora antes do fechamento do estabelecimento.

As atividades acadêmicas e de cursos técnicos, como estágios obrigatórios e atividades práticas nos laboratórios também estão permitidas.

::Pacientes recuperados da Covid-19 em Lages podem fazer fisioterapia de graça

Critérios adotados pelo governo no Mapa de Risco devem ter mudanças na próxima semana

> Com queda na ocupação de leitos Covid e casos ativos, Serra Catarinense questiona critérios adotados no mapa de risco

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) da Serra Catarinense questionou o estado na manhã desta sexta-feira (25) sobre o motivo da região ainda estar em nível grave (Laranja) no mapa de risco do governo estadual. Segundo a coordenação do COES regional, o estado admitiu que o modelo da atual matriz de risco potencial não atende a realidade dos municípios catarinenses. Por isso um novo modelo das regiões deverá ser apresentado na próxima semana.

- A região considera que o mapa de avaliação de risco potencial dever ser reavaliado. A informação extraoficial que temos é que na próxima semana o Governo do Estado deverá mudar a matriz de cálculo e esperamos que aí a região migre para a fase Amarela - explico Claiton Camargo, coordenador do Coes Regional.

> Números desmentem tese de que o coronavírus oculta mortes por outras doenças em SC

Desde a semana passada Lages questiona o estado sobre os critérios adotados. A região vem registrando uma queda nos casos de Covid-19. Faz uma semana que mortes pela Covid-19 não são registradas na Serra, os índices de pessoas contaminadas pelo vírus também está baixando. Além, da queda na taxa de internações nas enfermarias e UTIs nos dois hospitais de Lages, que baixou de 90% no mês de agosto, para uma média, de 30% neste mês de setembro.

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Mais colunistas

    Mais colunistas