nsc
nsc

Estragos

Vídeo mostra tornado que atingiu oficina em Campos Novos; veja imagens

Compartilhe

Eduarda
Por Eduarda Demeneck
31/05/2021 - 12h53
Oficina é destruída por tornado em Campos Novos
Oficina é destruída por tornado em Campos Novos (Foto: Ana Paula de Souza, Arquivo Pessoal)

O tornado que atingiu Campos Novos, no Meio-Oeste de Santa Catarina, deixou muita destruição. O resultado dos ventos que chegaram a 123 quilômetros por hora, na última sexta-feira (28), ainda é visível. Imagens de câmeras de segurança, mostram a força dos ventos. Em uma oficina no bairro Boa Vista, um dos mais afetados, é possível ver o momento em que o tornado atinge a estrutura. Em outra imagem, um ônibus escolar chega a ser movimentado pela força do vento. 

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

A oficina é da Ana Paula de Souza. Ela conta que saiu do local às 23h e o tornado ocorreu minutos depois.

- Faz um mês e meio que que a gente inaugurou a loja. É desesperador chegar na madrugada de sábado e ver tudo o que a gente viu. Nós trabalhamos até às 23h e tudo isso aconteceu às 23h37. Desesperador ver tudo o que a gente construiu no chão — lamenta.

Os ventos foram tão fortes que nem as estruturas de concreto suportaram. Um dos pontos mais afetados em Campos Novos foi a parte mais alta da cidade, que é cortada pela BR 282. A semana começa com muito trabalho e com foco na reconstrução, apesar do momento difícil. 

> Tornados em SC: relembre seis vezes em que o fenômeno ocorreu no Estado

Desde o fim de semana, a Defesa Civil está entregando itens humanitários. Mais de 600 telhas foram distribuídas. 

— No mesmo sábado nós já conseguimos buscar cestas básicas, água, o kit humanitário com colchão, cobertor e travesseiro. No domingo de manhã, terminamos com todo o estoque de telhas que tínhamos no comércio local. Algumas coisas vieram da região e, assim, conseguimos atender praticamente quase a todos. A Defesa Civil hoje vai estar entregando mais telhas para concluirmos desta forma a cobertura de todas as residências atingidas — explica o prefeito de Campos Novos, Silvio Alexandre Zancanaro.

> Você sabia? Santa Catarina é a segunda área mais propícia para tornados no mundo

Segundo levantamento da Defesa Civil, 288 residências foram afetadas e mais de 1,7 mil pessoas atingidas. O centro do município, onde ficam as estruturas públicas, de saúde e educação, por exemplo, não foi afetado.

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Mais colunistas

    Mais colunistas