Ontem foi um dia histórico para Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e para a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). As duas entidades inauguraram em conjunto um escritório num dos maiores polos mundiais de inovação, Boston, EUA, que sedia duas universidades icônicas, Harvard e o MIT. Paralelamente, foi criado o Floripa Business Hub, que vai dar suporte para as empresas fazerem negócios com o exterior. A Acate International será junto com a consultoria internacional IXL, que tem entre os fundadores os professores Hitendra Patel e Donald Jonash.
Continua depois da publicidade
O presidente da Acate, Daniel Leipnitz, afirmou que as entidades vão trabalhar ainda mais para que as empresas catarinenses consigam ir aos EUA fazer negócios.
— Muitas vezes pensamos em desistir, mas hoje estamos aqui para entregar esse grande sonho – disse Leipnitz.
O presidente da Acif, Luciano Pinheiro, quer abrir a cidade de Florianópolis para o mundo.
— O Hub na Acif será um ponto de apoio a empresários estrangeiros que queiram investir na cidade, gerando renda e abrindo oportunidades para empresas em atividades – disse Pinheiro.
Quem fará esse trabalho nos Estados Unidos é o empresário e advogado Klaus Raupp, atuando como embaixador e consultor.
Continua depois da publicidade
— Sonho que se sonha junto é realidade – disse Raupp, repetindo famosa frase de música.
O sonho de internacionalização começou há mais de cinco anos, com Raupp e o então vice-presidente da Acate, Everton Gubert, que ontem fez a ponte na teleconferência entre a Acate Florianópolis e Boston na inauguração do escritório.
Entre as autoridades presentes em Boston ontem estavam o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni, o presidente da CDL de Florianópolis Lidomar Bison, o superintende da Fundação Certi, José Eduardo Fiates e o empresário Luiz Gonzaga Coelho, que representou a Fiesc.
O desafio da inovação 4.0
Após a inauguração do escritório, os sócios-fundadores da consultoria IXL Hitendra Patel e Ronald Jonash falara sobre inovação 4.0. Segundo Patel, a inovação necessita de pontes que permitem forte colaboração entre pessoas e parcerias, o que acelera o avanço das empresas. Conforme Jonash, hoje o mundo está interessado em fazer coisas mais rapidamente e mais barato, mas precisam ser mais consistentes e mais sustentáveis, por isso a importância da inovação. Na foto, a partir da esquerda, Klaus Raupp, Daniel Leipnitz, Ronald Jonash, Hitendra Patel, Luciano Pinheiro e Manuel Mendes, direto executivo da IXL.
Leia outras publicações de Estela Benetti
Veja também:
Temer adia votação para veto do Refis a micro e pequenas e decepciona lideranças
Pinho Moreira falar em corte de pessoal e verbas do BNDES em encontro do Lide-SC