nsc
nsc

Conhecimento e debate

Acordo de Paris e o futuro da indústria são temas empresariais da semana

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
15/11/2020 - 17h16 - Atualizada em: 15/11/2020 - 18h40
Imagem de usina solar sendo instalada pela WEG no Nordeste do Brasil
Imagem de usina solar sendo instalada pela WEG no Nordeste do Brasil (Foto: WEG, divulgação)

Lideranças catarinenses, especialmente do setor empresarial, podem participar esta semana de dois eventos gratuitos com debates relevantes para o futuro do desenvolvimento e sustentabilidade. Como o setor privado também deve participar das metas do Acordo de Paris para o clima, a Federação das Associações Empresariais (Facisc) inicia nesta segunda-feira e encerra dia 26 o seminário técnico Saneamento e Energias Renováveis – Experiências da Baviera – Alemanha. E nesta terça e quarta-feira, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza o 12º Encontro Nacional da Indústria (Enai) totalmente online, que vai abordar a importância da indústria para a economia e megatendências.

PIB de SC cresce 3,7% em 2018; estado mantém posição de 6ª maior economia do país

O seminário sobre saneamento e energia é promovido pela Facisc em parceria com o Instituto Educacional da Economia Bavária (BBW), da Baviera, Alemanha. Focará energias limpas, com ênfase em exemplos já adotados na Alemanha como a vila energética Wildpoldsried, que inclui geração eólica, fotovoltaica e estação de tratamento de águas residuais e a geração de biogás a partir de dejetos de animais na cidade de Isny, entre outros. Um dos que estudam como o setor empresarial pode se adequar às metas do Acordo de Paris e apoia o evento da Facisc é o professor Carlos Eduardo Puscheidt, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento. 

Mercado Livre escolhe Governador Celso Ramos para instalar centro de distribuição na Região Sul. Vai abrir mil empregos no município

O Encontro Nacional da Indústria abre terça-feira, às 14h30min, com a participação de autoridades e a primeira palestra, às 15h, será com o escritor e CEO da Futures Agency, Gerd Leonhard, considerado uma das 100 pessoas mais influentes da Europa. Seu último livro, Tecnologia versus Humanidade, aborda megatendências que vão mudar radicalmente a sociedade, a economia, os valores e a biologia.

O Enai vai abordar também a urgência da reforma tributária, inserção do Brasil no mercado internacional, necessidade de uma nova política industrial e o avanço da internet das coisas (Indústria 4.0). As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no site do evento.

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas