Com crescente número de voos para destinos no exterior, o Aeroporto Internacional de Florianópolis se consolida como o terceiro maior do Brasil em passageiros internacionais. Está atrás apenas de Guarulhos, em São Paulo e do Galeão, no Rio de Janeiro. A informação é do CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, que estima para este ano o recorde de 913 mil passageiros internacionais, número perto de 1 milhão.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

– Chegamos a essa posição antes dos voos da Copa e da TAP. Estamos com uma grande frequência de voos para o Mercosul, para a Argentina e para o Chile – destaca Ricardo Gesse.

Para se ter ideia do impacto do movimento de visitantes internacionais, o executivo informa que, atualmente, os maiores mercados do Aeroporto de Florianópolis são, na ordem, Congonhas, Guarulhos e Santiago, capital do Chile. São três empresas operando a rota de Santiago, com alta ocupação.  

As companhias que operam com o exterior atualmente em Florianópolis, além da TAP, que estreou nesta terça-feira, são a Latam, Copa, Flybondi, Sky e JetSmart. Na alta temporada, atuam também a Azul e a Aerolíneas Argentinas.  

Continua depois da publicidade

– Quando a gente assumiu o aeroporto, na baixa temporada – entre abril e novembro – recebíamos 6 mil passageiros por mês, que era o voo da Gol para a Argentina. Hoje, temos de 65 mil a 67 mil passageiros por mês na baixa temporada. Multiplicou por 11 o número de passageiros internacionais. Estamos o ano inteiro no terceiro lugar em número de passageiros internacionais – comparou Ricardo Gesse.

Sobre esse avanço de visitantes estrangeiros em Santa Catarina, ele observa que é resultado de um trabalho conjunto entre os setores público e privado. Para receber a TAP, por exemplo, a concessionária fez diversos investimentos no aeroporto.

Adquiriu um novo caminhão aos bombeiros, deu descontos em tarifas aeroportuárias e investiu recursos em promoção. O governo do Estado também entra, mas com a promoção dos destinos turísticos do Brasil no exterior. A Zurich Airport assumiu a concessão, construiu o novo terminal, abriu uma empresa específica de transporte de cargas e avança na diversificação de serviços.  

CEO da Zurich Latin America destaca desenvolvimento do aeroporto

O CEO da Zurich Airport para a América Latina, Tobias Markert, afirmou que essa conquista de voos internacionais é um momento importante do desenvolvimento do Aeroporto Internacional de Florianópolis, que se tornou um equipamento que proporciona um momento diferente para Santa Catarina.  

Continua depois da publicidade

– Trabalhamos muito para ter essa conexão direita para Lisboa. Espero que tenhamos mais no futuro. Acredito que temos mais potencial de voos para a Europa, mas também para os Estados Unidos, embora esses um pouco mais longe – destacou Tobias Markert.

Ele citou também o avanço do transporte aéreo de cargas, que soma seis voos por semana para os Estados Unidos e Europa a partir do terminal. O executivo, que liderou o planejamento e a construção do aeroporto em Florianópolis, destaca também o potencial do Boulevard, para o qual a empresa está tentando atrair mais eventos e entretenimento.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis, também denominado Aeroporto Internacional Hercílio Luz, foi eleito este ano pela quarta vez consecutiva como o melhor do país. A votação é a mais importante do país, promovida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, que integra o ministério de Portos e Aeroportos. A nota é de 1 a 5 e o terminal recebeu nota 4,74 na pesquisa de 2024.

Leia também

Primeiro voo Portugal-SC traz 200 passageiros e é recebido com jatos de água

Florianópolis é reconhecida por lei como Capital Nacional das Startups

“Violência atinge mulheres ricas e pobres”, diz Maria da Penha em evento da Engie em SC

Inflação de Florianópolis tem a menor alta em agosto, mas acumulado supera índice nacional

Ocupação de voos diretos de Florianópolis ao exterior supera expectativas

Destaques do NSC Total