Conglomerado empresarial que foi um dos maiores varejistas de Santa Catarina, o Grupo Breithaupt, de Jaraguá do Sul, divulgou um comunicado nesta segunda-feira (06 de outubro), informando que chegou o momento de encerrar atividades. A empresa familiar, que começou com uma pequena loja fundada por Walter Breithaupt em dezembro de 1926 e anos depois incluir na sociedade o irmão Arthur Breithaupt, chegou ao topo do varejo de SC com diversos negócios. O grupo explicou a decisão de fechar as empresas informando que nos últimos anos enfrentou diversos desafios econômicos e estruturais.

Continua depois da publicidade

No auge das atividades, o Grupo Breithaupt tinha redes de supermercados, rede de lojas de materiais de construção, ferramentas e máquinas, shopping center e a auto center Via BR. Gradualmente, foi se desfazendo de algumas empresas para concentrar atenção em outras. O Shopping Breithaupt, foi inaugurado em 1999, sendo a principal referência do comércio moderno no centro de Jaraguá do Sul, mas foi vendido em 2015 para o Grupo Tenco, de Minas Gerais e, em 2022 trocou de dono de novo, quando foi vendido para o grupo Partage. Os últimos negócios do grupo foram a rede de materiais de construção, máquinas e ferramentas, e-commerce para essa rede e a rede de auto centers ViaBR.

Veja imagens sobre a trajegória do Grupo Breithaupt:

– Essa decisão foi tomada com profundo senso de responsabilidade e transparência, honrando a história e as pessoas que fizeram parte dessa jornada. Agradecemos imensamente a todos os clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros que estiveram conosco ao longo de todos esses anos. O legado construído permanece vivo na lembrança e na contribuição que o Grupo Breithaupt deixa para o setor e para a região – explicou o grupo no comunicado sobre o fim das atividades (Leia a íntegra no final desta matéria).

Um dos grandes desafios ao grupo foi a Covid-19, no começo de 2020, que afastou as pessoas do varejo e dos serviços que exigiam presença física. Mas as dificuldades do Grupo Breithaupt começaram antes. Em 2013, por exemplo, o grupo vendeu seus cinco supermercados para a Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí (Cooper), para se dedicar somente a rede de materiais de construção.

Continua depois da publicidade

A empresa está em recuperação judicial desde 2020, quando justificou uma dívida de R$ 30 milhões junto a fornecedores. Para quitar dívidas, o grupo seguiu vendendo bens, em especial grandes imóveis. A gestão da empresa seguia com a família, tendo à frente integrantes da terceira geração.

Na trajetória de quase 100 anos, que seriam completados em dezembro de 2026, o Grupo Breithaupt, como grande varejista, também teve relevante influência no associativismo empresarial. Em 1938, Arthur Breithaupt foi um dos fundadores da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs). Depois, da segunda geração da família, Roberto Breithaupt e Bruno Breithapt presidiram a associação. Além disso, Roberto Breithaup foi presidente da Federação das Assoicações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e Bruno Breithaupt foi presidente da Federação das Empresas de Comércio de Bens e Serviços de SC (Fecomércio-SC).

Leia a íntegra do comunicado do Grupo Breithaupt:

Comunicado Oficial – Grupo Breithaupt

Desde 1926, o Grupo Breithaupt construiu uma trajetória marcada por trabalho, confiança e compromisso com seus clientes, colaboradores e parceiros. Foram quase 100 anos dedicados a servir com qualidade e respeito, tornando-se parte da história de tantas famílias e comunidades. Nos últimos anos, enfrentamos grandes desafios econômicos e estruturais, e apesar de todos os esforços para reverter esse cenário, chegamos ao momento em que a decisão mais responsável é o encerramento das atividades.
Essa decisão foi tomada com profundo senso de responsabilidade e transparência, honrando a história e as pessoas que fizeram parte dessa jornada. Agradecemos imensamente a todos os clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros que estiveram conosco ao longo de todos esses anos. O legado construído permanece vivo na lembrança e na contribuição que o Grupo Breithaupt deixa para o setor e para a região. 

Grupo Breithaupt
Desde 1926, construindo histórias.

Leia também

Indústria de SC vê avanço na negociação entre EUA e Brasil sobre tarifaço

Com dívidas acima de meio bilhão de reais, grupo de SC pede recuperação extrajudicial

Gigante de software de SC que atende setor público celebra 35 anos

Quem são as 100 maiores empresas de SC no ranking “500 Maiores do Sul 2025”

Potencial de Itajaí para sediar polo de fármacos é destaque em evento