nsc

publicidade

Estela

História

Associação Empresarial de Brusque empossa sua primeira presidente mulher

Compartilhe

Por Estela Benetti
09/10/2019 - 05h30
(Foto: Los Dos / Divulgação)

A noite de segunda feira foi histórica para a Associação Empresarial de Brusque (Acibr) e para a região. A entidade, que no dia 2 deste mês completou 85 anos, empossou a sua primeira presidente: a industrial Rita Cassia Conti (D), que sucede Halisson Haitzreuter (E).

A empresária disse que foi uma noite memorável e espera honrar a confiança.

— Mas independentemente de quem assume este cargo, homem ou mulher, é preciso ter ética, transparência, pensar no coletivo, e é assim que vamos atuar, dando continuidade ao excelente trabalho que a Acibr tem feito – disse.

O evento reuniu 550 pessoas no Clube Santos Dumont. Entre as lideranças presentes, os presidentes da Facisc, Jonny Zulauf, e da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Poder nas ACIs

As associações empresariais são as entidades mais influentes nos seus municípios e regiões porque reúnem todos os setores econômicos. Mas, quase sempre são presididas por empresário. A posse de Rita Conti, fundadora e sócia da RC Conti Indústria de Confecções, à frente da tradicional Acibr de Brusque, é mais um passo importante de projeção de lideranças femininas. Vale lembrar que boa parte das associações das grandes cidades de SC ainda não teve uma presidente. São os casos de Joinville, Florianópolis, Blumenau, Chapecó e Criciúma. Itajaí teve Isabel Sandri; Lages, Isabel Baggio; e Jaraguá do Sul, Christiane Hufenussler. Rita Conti também é a primeira industrial a integrar a mesa diretora da Fiesc.

Habilidades humanas

O grande desafio da educação é o estímulo ao desenvolvimento das habilidades humanas. Esse foi o tema central do primeiro dia do Seminário Conhecer, realizado pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora, em Florianópolis. Claudia Costin, fundadora e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV (CEIPE), disse que é preciso mudar a formação dos jovens, ensinando a atuar com resolução colaborativa de problemas, com uso de criatividade e empatia, coisas que a inteligência artificial não consegue fazer.

Deixe seu comentário:

Estela Benetti

Estela Benetti

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

estela.benetti@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade