Santa Catarina terá um inverno frio, mas aquecido pelo movimento de turistas do próprio estado, do Brasil e do exterior. Um grande fluxo virá pelos aeroportos porque as reservas de passagens aéreas para o estado no período de julho a setembro já somam 1,2 milhão. Esse foi um dos dados destacados na Estação Inverno 2025, lançada pelo governador Jorginho Mello, outras autoridades e o trade turístico privado na tarde deste sábado no Espaço Cultural Aristiliano Ramos, no centro de Lages.

Continua depois da publicidade

A maior atração do inverno catarinense é mesmo o frio, com as temperaturas mais baixas do Brasil em diversas cidades. Por isso, a campanha de divulgação da temporada tem como slogan “Santa Catarina, o inverno do Brasil é aqui”.

Veja mais fotos sobre o lançamento da Estação Inverno 2025:

Além do frio, Serra Catarinense oferece rede hoteleira preparada para baixas temperaturas, gastronomia típica, enoturismo, turismo de aventura, cavalgadas e atrações culturais históricas exclusivas. E para quem quer frio mais ameno, SC tem todas as atrações do litoral.   

Secretarias do governo do estado apresentaram no evento diversas ações que serão desenvolvidas na Estação Inverno, com atenção especial à segurança. O drone da Secretaria de Segurança do Estado ficará na Serra Catarinense para auxiliar no trabalho que terá atenção dos bombeiros com orientações de segurança ao período de frio.

Continua depois da publicidade

– No ano passado, lançamos a Estação Inverno em São Joaquim e foi um sucesso. Agora, estamos lançando aqui para prestigiar a cidade de Lages, os produtores de vinho, quem faz turismo, os donos de pousadas, hotéis e restaurantes – afirmou o governador Jorginho Mello.

Ele destaca que o estado trabalha para melhorar todos os serviços para que o turista tenha o conforto necessário durante as viagens, em especial segurança, logística, energia e equipamentos hoteleiros de qualidade.  

De acordo com a secretária de estado do Turismo, Catiane Seif, esse número elevado de visitantes estará em todo o estado, muitos virão para a Serra, mas muitos também vão fazer turismo nas cidades do litoral.

Durante o evento, a secretária revelou uma pesquisa recente da ForwardKeys, pela plataforma Amadeus, sobre buscas de turistas para destinos visando viagens nos próximos meses. Foram 2,46 milhões de buscas sobre Santa Catarina vindas do Brasil e 564 mil do exterior. Dessas do exterior, 90,4 mil foram do Chile, 87,5 mil dos Estados Unidos e 68,8 mil de Portugal.

Continua depois da publicidade

A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, afirmou que a realização da Estação Inverno, uma iniciativa do governador Jorginho Mello está dando maior visibilidade e impulso ao turismo na Serra Catarinense.

– Nós tínhamos um trabalho muito organizado no litoral para o turismo, mas a Serra não era lembrada. E nós temos belezas naturais lindíssimas e os 18 prefeitos da região estão trabalhando unidos para fortalecer o turismo. Então, a realização da Estação Inverno com divulgação do estado é muito positiva – disse Carmen Zanotto.

Também presente no evento, o prefeito de Florianópolis e presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) Topazio Neto disse que o litoral também ganha com o turista que vem para a Serra. Segundo ele, Florianópolis espera que o turista que vem para curtir o inverno, fique também uns dias na capital. No final de julho, Florianópolis terá a Fenaostra, um evento gastronômico que atrai turistas.