O ataque dos Estados Unidos à Venezuela impactou também quem estava viajando ao Caribe neste sábado. A engenheira eletricista aposentada Ivone Castellar, mãe do empresário Ricardo Faria, o “Rei do Ovo”, e a bioquímica Sônia Amante Zanini, ambas de Criciúma, SC, estavam indo para a ilha de Martinica neste sábado, mas quando o voo quase chegava ao destino teve que retornar ao Brasil em função do fechamento do espaço aéreo. A Administração Federal de Aviação dos EUA proibiu temporariamente voos comerciais para a região.

Continua depois da publicidade

Ivone e Sônia integram grupo em viagem organizada pela agência CVC para tour pelo Caribe no transatlântico MSC Virtuosa. Ela informou para a coluna que o grupo retornou ao aeroporto de Guarulhos e foi hospedado em hotéis para voltar a embarcar para a ilha Martinica quando o espaço aéreo for liberado. Até as 21h deste sábado o voo ainda não tinha sido autorizado.

O grupo, que conta com 250 brasileiros, vai em avião especial da Gol fretado para esse passeio. O mesmo avião trará turistas brasileiros que fizeram o tour esta semana e também tiveram que ficar mais tempo em Port-de-France, capital da ilha, à espera do voo.

A decisão de fechar o espaço aéreo temporariamente acabou cancelando neste sábado dezenas de voos de empresas aéreas americanas que com destino para ilhas caribenhas próximas da Venezuela. Afetou também voos de outros países, incluindo o Brasil.

Ivone informou que gosta de viagens em transatlânticos pela praticidade porque o navio também é o hotel. Disse que o filho Ricardo está em ilha próxima de Martinica, a Saint Barth, e não teve dificuldade para chegar lá com avião particular.

Continua depois da publicidade

Além de contar sobre o transtorno da mudança na viagem, a engenheira, que também foi professora de matemática e física, falou um pouco sobre como educou os três filhos, que hoje se destacam em suas atividades.

– Tenho três filhos de sucesso. Além do Ricardo, que é empresário, tenho a Bianca, que é cartorária em Joinville e já conquistou diversos prêmios com seu trabalho, e a Beatriz, que é uma médica dermatologista reconhecida. Eu alfabetizei meus filhos em casa, nos fins de semana, porque trabalhava durante a semana na Celesc. Usei o método da “abelhinha”, um método fônico lúdico para crianças. O Ricardo aprendeu a ler com quatro anos. Depois, eles sempre estudaram muito e por isso têm êxito nas suas carreiras –revelou Ivone Castellar.

Onde fica Martinica

Ilha de controle da França, Martinica (ou Martinique, no idioma francês) fica próxima da Venezuela e integra um arquipélago em torno de mar em zona de influência venezuelana. Na foto desta matéria, Martinica é a quarta ilha no sentido Venezuela para o centro do Caribe.