A cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense, conhecida por ser uma das mais frias do Brasil e pela queda de neve, está recebendo um empreendimento imobiliário gigante, tendo como âncora um projeto turístico de luxo, o The Singular São Joaquim Resort Hotel, com 192 suítes. Em área nobre que soma 4,2 milhões de metros quadrados, o equivalente a 588 campos de futebol, o projeto terá também imóveis residenciais, áreas de lazer e reserva florestal.
Continua depois da publicidade
O empreendimento é da Procave Investimentos e Incorporações, de Balneário Camboriú, uma das pioneiras em construções de alto padrão em Balneário e Itajaí. Os sócios da empresa, o casal Nivaldo e Miriam Pinheiro, com o projeto Brava Home Resort, foram os primeiros a construir residencial de alto padrão na Praia Brava, hoje reduto de condomínios bilionários. Estão confiantes de que o projeto na Serra vai impulsionar o turismo e o setor imobiliário, com geração de emprego e renda.
Veja mais imagens do novo The Singular São Joaquim Resort Hotel:
O hotel já está em construção. A Procave antecipa que será um refúgio com design e bem-estar para quem visitar a Serra. Terá vistas deslumbrantes e decoração moderna, atemporal e aconchegante.
O presidente da Procave, Nivaldo Pinheiro, está muito entusiasmado com esse projeto visionário para uma região que tem tudo para fortalecer o turismo. Frio, paisagens deslumbrantes, vinícolas de altitude e gastronomia regional de alta qualidade. Faltava projetos hoteleiros e imobiliários, que chegam agora.
Continua depois da publicidade
– Desde muito jovem, em 1978, com apenas 20 anos de idade e recém-saído da roça, já contava com 4 anos de experiência em serviços públicos. Sou filho de pais trabalhadores que haviam chegado recentemente à cidade grande para trabalhar na construção civil. Nesse ano, já havia me autopromovido homem, pois tinha constituído minha própria empresa, era casado e pai da minha primeira filha. Meses depois, iniciei a construção da minha primeira casa para venda.
Para o projeto dessa casa, busquei um arquiteto parceiro e renomado em Blumenau, pois já queria algo diferenciado. Desde então, tenho trabalhado em projetos ousados, que vão muito além de simplesmente oferecer um maravilhoso lugar para morar. Fizemos projetos incríveis nesse sentido, como o Brava Home Resort, o complexo do Absolute Business e Hotel, e agora o nosso maior desafio: o The SINGULAR São Joaquim Resort Hotel – destaca Nivaldo Pinheiro.
O empresário revela que não tinha planos para expandir os negócios para além do litoral. O casal começou a empreender na construção em Blumenau e, quando mudou para Balneário Camboriú, percebeu o quanto era difícil empreender em cidades não litorâneas em SC.
Mas como ele sempre gostou de atividades ligadas ao turismo, considera que esse é o maior negócio do mundo. Afirma também que as pessoas estão vivendo mais e se aposentando mais cedo. Assim, têm mais tempo para viajar, que é uma experiência enriquecedora “para a mente e o coração”.
Continua depois da publicidade
“Um caso de amor à primeira vista”
– O caso de São Joaquim é um típico exemplo de amor à primeira vista (risos). Explico: uma família de Jaraguá do Sul queria nos vender uma propriedade lá. Eles insistiram comigo por bastante tempo, e eu sempre dizia não, não, o que vou fazer lá? Até que um dia, para desencargo de consciência, decidi conhecer o local. O terreno era no centro, com topografia em dois platôs, um mais baixo e outro mais alto, grande parte em campo, mas também com uma belíssima área de mata nativa. Quando circulei por lá, fiquei encantado. Daí nasceu a compra da primeira área de 90 hectares; hoje temos um total de 420 hectares – revela o empresário.
Segundo ele, para planejar o que fazer com aquela área, a família começou a analisar as regiões de SC. Na área litorânea, do Norte ao Sul e no Vale do Itajaí há desenvolvimento sem pobreza. No Oeste do estado é só riqueza. A Serra é a região com menor desenvolvimento econômico, mas tem uma paisagem e clima incríveis.
Além disso, São Joaquim está a menos de 200 quilômetros de Gramado e Canela, no RS, região que recebe mais de 7 milhões de turistas por ano. Desses, 10% são catarinenses que provavelmente não conhecem a Serra de SC por falta de bons hotéis e entretenimento.
– Daí nasceu a ideia de fazer um megaprojeto para reposicionar a Serra Catarinense. Um projeto que possa ser indutor de bons projetos, não apenas em São Joaquim, mas em todos os municípios serranos. O que anima é que isso já está acontecendo. O hotel será o primeiro grande projeto que vamos executar, mas buscaremos parceiros para projetos de entretenimento para atrair mais turistas – explica Nivaldo Pinheiro.
Continua depois da publicidade
O projeto do The Singular São Joaquim Resort Hotel foi escolhido em concurso com a participação de quatro renomados escritórios de arquitetura. O vencedor, o EA+ Arquitetos Associados, projetou o resort com área construída de 33 mil metros quadrados e 192 suítes, todas com grandes dimensões, variando de 4 x 9 metros até quatro vezes essa área.
As áreas de lazer serão amplas e haverá auditório com capacidade para 600 pessoas. O hotel terá uma série de serviços disponíveis em resorts e uma agenda aberta para eventos empresariais, casamentos, festas e outros.
Por enquanto, a Procave prefere não falar sobre valor do investimento e prazos para a conclusão do hotel. Essa não é a primeira experiência da empresa no segmento de hospedagem. Ela é proprietária do Absolute Business Hotel, em Itajaí, que tem a gestão da Átrio, renomada empresa de Santa Catarina.
Uma conexão necessária no Sul do Brasil
Na avaliação do empresário, para São Joaquim ter maior fluxo de turistas, é necessário a conexão asfáltica entre a Serra de SC e a Serra Gaúcha, em especial as cidades de Canela e Gramado, “criando assim um Circuito Serrano” no Sul do Brasil. O turista pode entrar na Serra Gaúcha e sair pela Serra Catarinense ou vice-versa.
– As terras que margeiam o Rio Pelotas, que dividem os dois estados, do lado catarinense, Bom Jardim e São Joaquim, e do lado gaúcho, Bom Jesus e São José dos Ausentes, são formadas por campos e cânions maravilhosos, de tirar o fôlego – observa o empresário.
Para ele, esse Circuito Serrano do Sul do Brasil privilegiará essa extensa área da Serra de Cima, hoje com paisagens incríveis e uma longa história, mas esquecida no tempo.
Continua depois da publicidade











