O volume de vendas do comércio catarinense cresceu 8,4% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado e 3,8% frente ao mês anterior, dezembro. Em 12 meses, acumulou alta de 7,5%. No Brasil, o volume de vendas teve alta de 1,9% em relação a janeiro de 2018 e de 0,5% frente ao mês anterior. Em 12 meses cresceu 2,2%. As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. O volume do varejo ampliado de SC, que inclui móveis e itens de construção, subiu 7,1% em janeiro frente ao mesmo mês de 2018 e 4,3% em relação ao mês anterior.
Continua depois da publicidade
Leia também: Produção da indústria de SC cresce 0,8% em janeiro
Fórum liberal
Uma das estrelas do 4º Fórum Liberdade e Democracia, realizado pelo Instituto de Formação de Líderes de SC (IFL) ontem em Florianópolis foi o economista americano Lawrence Reed, presidente da Fundação para Educação Econômica. Ao falar para uma plateia de 500 jovens, disse que a liberdade de mercado com foco no melhor preço ao consumidor é o melhor para as pessoas e os países. O presidente do IFL, Pedro Tavares Fernandes, 21 anos, estudante de Direito da UFSC, diz que o IFL acredita que o conjunto de ideias liberais é o melhor a seguir.
Por que a reforma
Para deixar mais clara a necessidade de fazer a reforma da Previdência, o economista Alexandre Schwartsmann, ao falar ontem no Fórum da Liberdade, em Florianópolis, optou por uma comparação. Disse que o Brasil, que tem menos de 10% da população com mais de 60 anos, tem um gasto de Previdência em relação ao PIB igual ao da Alemanha, que tem, proporcionalmente, três vezes mais idosos.
Continua depois da publicidade