nsc
nsc

Análise

Como Max Gonçalves ajudou a impulsionar o setor de tecnologia no país e em SC

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
14/12/2021 - 07h09
Max Gonçalves realizava a Fenasoft e feiras regionais
Max Gonçalves realizava a Fenasoft e feiras regionais (Foto: NSC, BD)

O empresário Maximiliano Augusto Gonçalves Filho, o Max Gonçalves, que faleceu nesta terça-feira, em Florianópolis, como antecipou o colunista da NSC Léo Coelho, foi um dos principais impulsionadores, no Brasil e em Santa Catarina, da difusão do uso de tecnologias – hardware e software – tanto em empresas, quanto em residências. Ele lançou em 1987 a Fenasoft, Feira Nacional de Software, que começou no Rio de Janeiro, mas logo foi transferida para São Paulo, com a oferta de novidades desse setor.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Como residia em Florianópolis, o empresário realizava também uma feira com perfil semelhante no Estado. Escolheu, na época, uma das cidades onde o setor era mais desenvolvido, Blumenau, e passou a realizar a Coninfo, Congresso e Feira de Informática do Cone Sul.

A Fenasoft teve seu ponto alto na década de 1990, quando atraia milhares de pessoas para o pavilhão de exposições Anhembi, em SP, para conhecer e adquirir novidades do exterior e do Brasil, tanto em hardware, quanto em software. Nessa fase, o evento tinha elevada projeção na mídia nacional. 

Mas o mercado foi mudando a forma de consumir tecnologia, empresas se especializaram em vender equipamentos e sistemas em todo o país, o que acabou enfraquecendo o modelo comercial da exposição em SP. Houve um esforço de adaptação, para atender o público mais empresarial, mas, mesmo assim, não teve continuidade. Em meados da primeira década dos anos 2000 foi encerrada e o mesmo aconteceu gradualmente, com as mostras menores, entre as quais a de Blumenau. 

A realização de feiras comerciais, contando, paralelamente, com congressos para debater o setor, motivava muitos interesses e o consumo de soluções de informática. Esses eventos colaborando para a geração de negócios em Santa Catarina, que foram se adaptando às necessidades do mercado, tanto no uso de sistemas quanto equipamentos. Essas iniciativas de Max Gonçalves ajudaram para que o Estado se tornasse um dos principais polos no desenvolvimento do setor de tecnologia.

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas