
Gênio
Faleceu na madrugada de terça-feira, 14 de dezembro de 2021, em Florianópolis, vítima de câncer, Maximiano Augusto Goncalves Filho. Max Gonçalves, que estava com 78 anos, sempre foi um ser humano máximo, como seu nome sugere. Empresário e criador da Fenasoft, a primeira feira de tecnologia que a América Latina conheceu, Mr. Gonçalves foi o maior personagem com quem tive oportunidade de conviver. Inteligente, Superpai, grande amigo, pianista, sedutor, poliglota, divertido, bem humorado, ultra-articulado, escritor, viajante e viajado. Precisaria de muitas páginas para caber todos os bons adjetivos que definem essa criatura tão especial.
> Starbucks vai abrir nova unidade no centro de Florianópolis
> Atitude de clientes após noite de apagão em bar de Blumenau mostra que há esperança na humanidade
Nascido no Rio de Janeiro, amigo de ícones da sua geração, como Tom e Vinícius, Max sempre gostava de deixar no ar um romance vivido com Elis Regina. Essas histórias, que sempre fascinaram aqueles que puderam ouvi-las, eram ricas de detalhes e temperos. Sentar ao seu lado era a certeza de receber uma aula. E podia ser em português, italiano, francês, espanhol ou inglês, pois Maximiliano era fluente em todas elas.
Em nosso último almoço, no início de novembro, conversamos sobre tudo. Recém-chegado da Europa – sempre curioso – Gonçalves queria saber como estava a vida por aqui. E mesmo en passant, contou sobre sua luta contra o câncer, numa inesperada recidiva depois de ter sido considerado curado. Mesmo magro e um pouco abatido, Max disse estar recuperado, abrandando minha angústia de imaginar perdê-lo para essa doença implacável. Ledo engano! Traiçoeira, ela voltou com força e, desta vez, para levá-lo definitiva e impiedosamente.
Nesta hora de dor profunda, manda o coração que eu registre aqui minha gratidão por todos os momentos inesquecíveis que vivi com este ser humano excepcional. Privar do seu convívio foi um bônus sem preço que a vida me proporcionou. Foram dias, horas e minutos de uma convivência inigualável entre o mestre e um jovem aprendiz. Que bênção poder ter sido amigo de uma pessoa tão genial! Sua genialidade ficou comprovada ao retornar a Florianópolis para despedir-se da família, do seu mais novo netinho Arthur e dos amigos mais chegados. Max amou Floripa e a Ilha também o amou.
Obrigado por tudo, Max Gonçalves. Você passou pela terra com maestria, como um legítimo bon vivant, deixando grandes lições para todos nós. Certamente agora você estará com sua turma de gênios aí no céu, olhando por nós. Se na terra você foi genial, aí em cima será celestial, um legítimo Angelus Maximus!
> Bolsonaro diz que demitiu chefes do Iphan após embargo em obra de Hang: “Ripei todo mundo”
> Doze planos de saúde têm venda suspensa no Brasil; saiba quais
Baiano, o ambulante mais antigo de Jurerê Internacional, morre em Floripa
Miss Índia imita gato, viraliza e vence o Miss Universo 2021
Relembre lagarta cachorrinho perigosa encontrada em SC
Ritual, mortes, enredo de terror: o que está por trás de assassinato brutal em SC
Referência no segmento social e com vasta experiência no mercado, o jornalista traz informações relevantes e exclusivas sobre Florianópolis. Notícias de bastidores da sociedade, círculos de influência, curiosidades, frases e causos. Os olhos e ouvidos da NSC na Capital catarinense.
siga Leo Coelho
Referência no segmento social e com vasta experiência no mercado, o jornalista traz informações relevantes e exclusivas sobre Florianópolis. Notícias de bastidores da sociedade, círculos de influência, curiosidades, frases e causos. Os olhos e ouvidos da NSC na Capital catarinense.
siga Leo Coelho