Atitude de clientes após noite de apagão em bar de Blumenau mostra que há esperança na humanidade

Compartilhe:

Estabelecimento ficou sem energia e não conseguiu cobrar a conta dos clientes no dia (Foto: Norden, Divulgação)

Clientes de um restaurante de Blumenau deram uma prova de que ainda é possível ter fé na humanidade.

Continua após a publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Inaugurado há cerca de dois meses, o Norden estava com casa cheia na noite da última quarta-feira (8) quando, por volta das 22h, um problema na subestação de energia da Usina do Salto deixou o estabelecimento – e outras 23 mil unidades consumidoras da cidade – no escuro.

Continua após a publicidade

O apagão geral derrubou também o sistema de cobrança do restaurante. Sem ter como calcular as comandas e receber por elas, funcionários foram orientados a dar um voto de confiança à honestidade. 

Os clientes que passavam pelo caixa eram informados do problema e convidados a fornecer o número do celular. A conta, acompanhada do cupom fiscal, seria enviada no dia seguinte pelo WhatsApp, com a condição de que o pagamento fosse feito via PIX.

> Empresário Max Gonçalves morre em Santa Catarina

No momento da queda de energia, 122 pessoas estavam no restaurante. Todas saíram sem pagar a conta. Os desonestos de plantão poderiam ter fornecido um número aleatório de celular, para não serem rastreados, ou simplesmente ignorar a cobrança póstuma. 

Continua após a publicidade

O risco de calote e prejuízo era iminente. A história, no entanto, teve final feliz. Até o fim da tarde desta terça-feira (14), apenas sete dos 122 consumidores ainda não haviam acertado a dívida. Segundo Julien Baier Gauche, um dos sócios do Norden, alguns clientes chegaram até mesmo a voltar na casa só para fazer o pagamento.

> Bolsonaro diz que demitiu chefes do Iphan após embargo em obra de Hang: “Ripei todo mundo”

Continua após a publicidade

— Não me surpreende o número, pois acredito fielmente nas pessoas. Mas a confirmação torna fato que, sim, a humanidade vale a pena. Todo mundo tem um lado bom e positivo. Só precisamos focar nestas qualidades e fazer elas transparecem — diz Gauche.

O Norden pretende fazer uma postagem de agradecimento aos clientes nas redes sociais. Quando a sociedade está contaminada por gente tentando tirar vantagem de tudo e de todos, até mesmo algo que deveria ser regra, como um exemplo de honestidade, merece gratidão. E é digno de virar notícia.

Continua após a publicidade

Veja vídeo

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Efeitos colaterais da terceira dose da Pfizer; veja reações mais relatadas

Continua após a publicidade

Doze planos de saúde têm venda suspensa no Brasil; saiba quais

Tradicional hotel de Brusque investe R$ 2 milhões em obras de ampliação

Continua após a publicidade

Blusoft muda comando e tem desafio de levar o programa Entra21 a toda SC

Sommerfest Blumenau 2022 já tem preço do ingresso definido

Continua após a publicidade

Empresa têxtil de Blumenau vai abrir fábrica na Serra Catarinense

Moradores querem limitar construção de novos prédios no bairro Vila Nova em Blumenau​​

Continua após a publicidade

Antiga fábrica de centenária empresa de SC é comprada por R$ 37,5 milhões em leilão​​​​​​​​​​​

Natal em Blumenau tem potencial para ser a Oktoberfest de novembro e dezembro