O Natal em Blumenau 2021, aberto oficialmente nesta semana, será um grande laboratório para a Secretaria de Turismo e Lazer por dois motivos. Primeiro: testará as condições de temperatura e pressão da pandemia de Covid-19, com o desafio de fazer valer protocolos sanitários e indicando até onde vai a demanda reprimida de um público ávido por alternativas de lazer. Segundo: vai mensurar o potencial de uma programação mais extensa, com quase 60 dias de duração.

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Ao mesmo tempo em que busca dar fôlego para uma economia que ficou dois anos seguidos sem o seu principal evento turístico, o alongamento das celebrações é uma estratégia alinhada ao objetivo de consolidar Blumenau como uma cidade de grandes eventos – marca lançada pouco antes de a pandemia bater à porta. Reservas já feitas em hotéis e um otimismo além da conta dentro do trade são sinais do tamanho da expectativa, diz o secretário Marcelo Greuel, que faz uma projeção ousada:

— O Natal pode ser a nossa Oktoberfest de novembro e dezembro.

A comparação, claro, não é pela similaridade de propostas, mas por aquilo que o Natal pode gerar de visibilidade e oportunidades no turismo e na economia. O tamanho do impacto financeiro de uma programação natalina maior ainda é imprevisível, segundo o secretário, mas a própria Oktoberfest é fonte de inspiração.

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Além de cartão de visitas da cidade, a festa consolidou um modelo de gestão que gera resultados financeiros relevantes. Até ser interrompida pela crise sanitária, vinha de uma sequência de recordes de superávit, gerando recursos que ajudam a custear a máquina pública e são revertidos em outras ações de lazer. Não é tarefa simples, mas na visão do turismo o Natal – que não se resume a apenas 19 dias – e a Páscoa, por exemplo, deveriam seguir pelo mesmo caminho de sustentabilidade econômica.

Esta também será a primeira vez que a programação natalina será coordenada inteiramente pelo poder público, outro fator relevante no planejamento. Até então, a prefeitura tocava os festejos com o suporte da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec). A parceria foi rompida após uma confusão na prestação de contas da edição de 2019, com parte da decoração sendo entregue a credores para pagamento de dívidas.

Bom Velhinho antecipado

Reportagem do jornal O Globo na última quarta-feira (10) destacou Blumenau ao lado de Curitiba (PR), Tiradentes (MG), Canela (RS) e Penedo (RJ) como cidades brasileiras que decidiram antecipar a programação de Natal. A grande comparação é com Gramado (RS), referência nacional no assunto.

O marketing também é uma aposta para consolidar a versão blumenauense. A partir da próxima semana, a prefeitura local começa a rodar uma campanha para atrair visitantes, principalmente de Santa Catarina. Dólar alto e restrições de acesso a outros países em função da pandemia devem impulsionar o turismo interno neste fim de ano, projeta Greuel.

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