Após anos de estudos, a Beco Castelo, construtora e incorporadora de edifícios de alto padrão da Grande Florianópolis, acaba de inventar um sistema inédito de “ruas e garagens” para prédios que permite aos moradores chegarem de carro até o apartamento que moram. Inédito no Brasil, o novo sistema, denominado Park Haus, teve patente registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Continua depois da publicidade

Idealizador do projeto e sócio da construtora Beco Castelo, o empresário José Castelo Deschamps destaca que o Park Haus visa proporcionar conforto, autonomia e bem-estar aos moradores. O primeiro empreendimento com a novidade será um edifício de luxo que será lançado pela empresa no começo de 2026 no Bairro Cacupé, um dos mais valorizados de Florianópolis.  

Veja mais imagens do novo sistema de “ruas e garagens” para edifícios

— Nós observamos uma tendência e uma crescente demanda por soluções nas quais é possível acessar a casa com o carro, sem a dependência de equipamentos mecânicos (como elevador veicular), de forma segura e autônoma. São desde famílias que buscam conveniência, praticidade e segurança até pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo. Nosso objetivo não é colocar o carro como protagonista, mas sim como um meio de oferecer uma experiência residencial mais humana e integrada — em que o morador tem o controle do tempo, do conforto e do seu espaço — explica Deschamps.

O que motivou o empresário a inventar uma solução assim foi o histórico apagão enfrentado por Florianópolis em 2003, quando a cidade ficou sem energia elétrica por quase três dias porque o único cabo que fornecia energia para a Ilha de SC foi interrompido durante um conserto. Por anos, ele pensou em como melhorar a acessibilidade em andares mais elevados de edifícios porque muitas pessoas tiveram dificuldades para chegar em casa, em apartamentos, naqueles dias.

A Beco Castelo apresentou a novidade para um grupo de 50 lideranças do setor da construção civil e da arquitetura, em evento recente no Hotel Majestic. Nele, detalhou a novidade e ouviu opiniões.

Continua depois da publicidade

Sistema proporciona segurança e facilita uso de tecnologias

De acordo com a empresa, o sistema Park Haus foi pensado para proporcionar bem-estar e tecnologia. Ele prevê rampas internas com fluxos independentes, que permitem a veículos trafegar com segurança. Os acessos até os apartamentos, em cada andar de edifício com o sistema, são feitos como ruas. Incluem aberturas para circulação de ar, ventilação e exaustão em cada garagem. As sinalizações de tráfego também são como nas ruas, com passeios para pedestres.

Além de automóveis, as “ruas” dos edifícios poderão ser acessadas por veículos de ambulância e veículos de mudança, além de caminhonetes de grande porte. Atento às necessidades de qualidade e segurança, o empresário foi pessoalmente falar com a corporação de bombeiros para conferir as dimensões das viaturas de resgate, para que também possam entrar nos prédios com segurança, se necessário.

O novo sistema, além do tráfego livre para veículos, tem outras vantagens como a redução de escavação no solo para fazer garagens subterrâneas e formatação arquitetônica que facilita a instalação de infraestrutura inteligente e sustentável,  

Segundo a empresa, além da inovação construtiva, o desenho reduz a necessidade de escavação de solo, pois elimina os andares de garagem subterrâneos, além de possuir uma formatação arquitetônica que racionaliza e viabiliza a implantação de sistemas de infraestrutura inteligentes e sustentáveis.

Continua depois da publicidade

Lideranças do setor opinam

Entre as lideranças presentes no lançamento esteve a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Patrícia Sarquis Herden. Para ela, esse sistema é uma inovação importante para o setor.

— Eu achei que veria aqui mais um tipo de elevador para veículos. Mas viajei 30 horas desde Seul, na Coréia do Sul, até aqui e conheci aqui uma novidade, um projeto, que redefine mesmo o conceito de morar, que prioriza as pessoas — comentou a empresária.

 O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), Kita Xavier, destaca que o sistema traz o que mais se busca em todos os setores: criar ambientes mais sustentáveis, eficientes e responsivos às necessidades das pessoas.

— Falamos tanto em cidades inteligentes, em pensar nos seres humanos. A Beco Castelo coloca isso neste projeto e faz uma excelente entrega para a construção civil — afirma Kita Xavier.

Continua depois da publicidade

Confira o vídeo do projeto