A maior cidade de Santa Catarina, Joinville, está ampliando em 100 o número de leitos num anexo do seu hospital público principal, o São José, para atender doentes com o novo coronavírus. A associação empresarial (Acij), através do seu comitê de crise, está auxiliando. Desses leitos, 53 ficarão prontos em 15 de abril e 47 no dia 20 de abril.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
– Estamos realizando obras de infraestrutura na rede de cobre para oxigênio, rede elétrica e de tecnologia da informação, rede hidráulica, instalação de pias, torneiras, registros e toda pintura. Deslocamos 15 profissionais para essa conclusão emergencial e esses colaboradores atuam no local há 10 duas – destaca o vice-presidente da Associação, Marco Antonio Corsini.
Para instalar o ambiente, também foram demolidas paredes e outros ajustes necessários, explicou Corsini, que é empresário da construção civil.
O secretário de saúde de Joinville, Jean Rodrigues, informa que estão em fase de contratação 70 profissionais de saúde entre médicos e enfermeiros. Eles vão atuar nessa área, que será interligada com a Central de Triagem instalada na Associação Atlética Tupy.
Continua depois da publicidade
– É um hospital de campanha com área ambulatorial e inicia o atendimento com 53 leitos, podendo chegar a 72 específicos do coronavírus no pior cenário – diz o secretário, ao destacar que serão atendidos pacientes de Joinville e, talvez, de outras cidades, conforme a demanda e eventual necessidade apontada pela Secretaria de Estado da Saúde.
> Painel do Coronavírus mostra os casos confirmados no Estado e escalada de mortes no país
O presidente da Acij, João Joaquim Martinelli, alerta que a situação é delicada, exige rapidez, celeridade das autoridades de saúde e da economia. Segundo ele, o setor privado está dando apoio.
A Acij também está adquirindo 16 respiradores para o setor público e, em 15 dias, vão chegar da China 150 mil máscaras e 50 mil óculos para hospitais. A entidade está com uma conta aberta para doações até o fim de abril.
A conta é no Banco Sicredi 748, Agência 2602, Conta Corrente 17391-6.
O trabalho voluntário na Acij foi dividido em grupos: Marco Antonio Corsini (obras no São José), Fernando Cestari de Rizzo (central de triagem), Adriano Bornschein Silva (compra de materiais) e Marcelo Hack (fabricação de protetores faciais).
Continua depois da publicidade