Apesar das normas rígidas de sanidade seguidas por frigoríficos brasileiros, alguns casos de coronavírus começam a ser registrados em empresas do setor. A BRF informou nesta quarta-feira que teve seis funcionários que registraram positivo para a Covid-19, mas que foram afastados antes do diagnóstico, informou o jornal Valor.
Continua depois da publicidade
A prefeitura de Concórdia, no sábado, informou o primeiro caso de uma trabalhadora de um abatedouro de Ipumirim, cidade vizinha, pertencente à Seara, do grupo JBS. Depois, mais dois trabalhadores da mesma unidade testaram positivo para coronavírus. Os trabalhadores foram afastados.
:: Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
Ainda segundo o Valor, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, está acompanhando atentamente esses casos e o objetivo é evitar que o coronavírus atinja muitos funcionários, forçando o fechamento de frigoríficos, como aconteceu nos Estados Unidos.
Medidas de segurança
Os frigoríficos brasileiros seguem protocolos rígidos de equipamentos de proteção individual (EPI). Além disso, as empresas adotaram uma série de medidas de segurança. A Seara informa que estabeleceu protocolos e segue normas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Continua depois da publicidade
Protocolos da Seara:
Grupo de Risco: Afastamento dos colaboradores que se encaixam nos grupos de risco – pessoas com mais de 60 anos, gestantes e aqueles que tiverem indicação médica.
Informação e conscientização: Reforço e contínua comunicação sobre prevenção e cuidados – campanhas internas de conscientização sobre higienização das mãos, uso do álcool em gel e distanciamento social, entre outros. Uso ostensivo de canais de comunicação nas unidades, com TVs, murais e campanhas audiovisuais.
Transporte: Ampliação das frotas dos ônibus que fazem o transporte dos colaboradores e intensificação da higienização e desinfecção dos veículos no intervalo das viagens.
Saúde: Controle de temperatura de todos os colaboradores nas entradas dos turnos e vacinação gratuita para gripe H1N1 para 100% dos colaboradores.
Continua depois da publicidade
Cuidados pessoais: Fornecimento de máscaras de uso obrigatório. Disponibilização de sabonetes, sanitizantes e de álcool em gel nas áreas comuns.
Higienização: Desinfecção diária de todas as instalações com registros a cada realização e ampla divulgação para consulta dos colaboradores.
Distanciamento: Regras para coibir a aglomeração e promover o distanciamento seguro entre colaboradores e demarcação de intervalos de espaços e controle de acesso nas portarias e nos vestiários das unidades.
Refeições e descanso: Criação de novas rotinas de horários alternados para as pausas, com reorganização dos espaços de descanso. Nas refeições, implantação de regras de distanciamento, com instalação de divisórias e sinalizações visuais.
Continua depois da publicidade
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): Implantação de novos equipamentos de proteção como máscara tipo ninja e outras de proteção total do rosto.
Outros: Criação de protocolos de emergência para qualquer integrante da equipe que apresente sintomas. No caso em que um colaborador da JBS teste positivo para Covid-19, a empresa prestará imediato atendimento e total apoio a ele e seus familiares, com acompanhamento integral até seu restabelecimento. Nesse período, conforme orientam os órgãos de saúde, o colaborador será afastado de suas atividades. Além disso, a empresa inclui como protocolo a total desinfecção e sanitização das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha.
