Com o objetivo de colaborar nas soluções para tratar doentes de coronavírus, professores e estudantes de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) criaram o Grupo EME (Equipamentos Médicos Emergeciais). Eles já produziram máscaras e face shields e estão avançando em projeto para fabricar respiradores. Para desenvolver esses projetos, especialmente o do respirador, o grupo abriu um fundo para receber doações e a meta é chegar a R$ 174 mil, total do orçamento necessário.
Continua depois da publicidade
O coordenador financeiro do fundo do Grupo EME é o estudante de engenharia mecânica Raphael Weber Zimmermann. Segundo ele, pessoas físicas e jurídicas podem colaborar com qualquer valor. Com R$ 1 é possível fazer uma máscara, destaca ele. Uma conta já está aberta com esse objetivo (veja no final desta matéria).
O ventilador pulmonar que o EME está desenvolvendo é um produto de baixo custo, que poderá ser usado no suporte a pacientes nas fases pré-intubação e pós-extubação. O projeto conceitual foi validado por técnicos da Anvisa e está em fase de protótipo para testes, explica o estudante.
Conforme Zimmermann, o Fundo Patrimonial Catarina (Endowment das engenharias da UFSC) está colaborando no combate ao Covid-19 ajudando o EME a levantar recursos. Zimmermann também coordena esse fundo, que é um projeto de longo prazo com o objetivo social de viabilizar renda mensal para investir na formação de estudantes talentosos que necessitam de ajuda para seguir estudando, pesquisa de ponta e projetos que complementam a sala de aula.
Outras informações sobre os trabalhos do Grupo EME podem ser obtidas na EME ou com Raphael Zimmermann, fazendo contato no e-mail eme@fundocatarina.com.br ou ainda pelo telefone (51) 98151-4296.
Continua depois da publicidade
Conta bancária para doações:
Banco do Brasil
Agência 3582-3 – Pública
Conta corrente 203.013-6
Nome: Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina
CNPJ: 82.895.327/0001-33