Vendas externas de software, vídeos, filmes e serviços em geral não passam por portos, mas têm potencial relevante de geração de riqueza. É o grupo de serviços e intangíveis, que contabiliza bilhões de dólares em importações e exportações, mas poucas empresas brasileiras estão inseridas nesse mercado.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Entre as novas “importações” de SC nessa área estão os serviços do Uber e Airbnb. Um exemplo de exportação é o da Quiron, de Lages, que fornece serviço digital para prevenir incêndios florestais em vários países.

Para o especialista na área, o empresário Leandro Vieira, CEO da WTM Internacional, de Balneário Camboriú, o Brasil está ficando para trás nessas áreas estratégicas da economia.

Prova disso está nos números do balanço de serviços do país em 2022. A receita do Brasil em exportações de serviços foi 24 vezes menor do que a dos Estados Unidos. Lisandro Vieira avalia que para a economia avançar nessa área, é preciso que empresas, universidades e governos deem maior atenção à internacionalização de negócios.

Continua depois da publicidade

– No Brasil nós, enquanto nação, não enxergamos a situação, o que tem impedido que a transformemos em oportunidade. Caso isso não mude, estaremos condenados a ter um déficit cada vez maior em nossa balança de exportação e importação de serviços. É preciso haver um esforço por parte de cada um dos envolvidos – governo, empresas, universidades, entidades setoriais e profissionais – para virarmos esse jogo. Ainda há tempo – acredita o empresário, que atua há mais de 20 anos nesses setores.

– Em relação ao governo, é urgente a melhoria do ambiente de negócios e a simplificação da tributação, principalmente em relação à renda e ao consumo. Essas são medidas essenciais para o país. A complexidade tributária é um dos principais obstáculos para os exportadores de serviços e intangíveis – avalia o empresário.

Um exemplo recente atendido pela WTM foi a Quiron, de Lages, que usa inteligência artificial para prevenir incêndios florestais. A startup catarinense avançou nesse segmento, com clientes também na Grécia, Espanha e Estados Unidos.

A WTM Internacional atua na facilitação de  exportações e importações de serviços. Na trajetória, já atendeu mais de 4,2 mil clientes. Entre os recentes estão Involves, Omie, Hotmart, Fretebras, Gerdau, RD Station, Brasil Paralelo, Maxmilhas e Ask Suite.

Continua depois da publicidade

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também:

Setor leiteiro de SC precisa de estratégias de longo prazo e mais diálogo

Principais nomes do PIB catarinense estarão na cerimônia do Prêmio Lideres 2023

Domenico De Masi falou em vídeo ao Brasil quinta, no evento do Lide, e citou Lula

Lummertz e Ivete falam da convivência com De Masi, que gostava de contar a vida em horas

Limite ao Bolsa Família unipessoal pode afetar 119 municípios de SC

PIB de SC cresce 4,2% em 12 meses e fica acima da média nacional

Aporte da Melver na JB3, em Florianópolis, inaugura nova norma da CVM

Destaques do NSC Total