A centenária Clamed Farmácias, de Joinville, Santa Catarina, maior empresa farmacêutica do estado e sétima maior do Brasil, dona das redes Drogaria Catarinense e Preço Popular, tem novo presidente executivo. O empresário e médico cardiologista Alberto Bornchein, após liderar por 34 anos a empresa, passa a presidência para o filho Alberto Bornchein, da quarta geração da família fundadora.

Continua depois da publicidade

A CLamed acelerou crescimento nas últimas duas décadas, sob a gestão do Dr. Bornchein. Atua com as redes Drogaria Catarinense, Drogaria Catarinense Manipulação, Preço Popular e Proformula. O número de empregos diretos está próximo de 7,8 mil.

Atualmente, a Clamed em 645 farmácias baseadas em 163 cidades brasileiras, nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Continua depois da publicidade

Empresa tem trajetória de 107 anos

A trajetória da Clamed Farmácias começou em 1919, quando o jovem Alberto Bornchein, nascido em Joinville, foi estudar em Curitiba e fundou a Farmácia Minerva naquela cidade, com mais dois sócios. Em 1922, ele retornou a Joinville e abriu uma filial, a Drogaria Catarinense, que seguiu ativa após a divisão da empresa anos depois.

A empresa expandiu atividades no Estado e, quando surgiu a oportunidade de farmácias com venda de alguns produtos com preço mais acessível, uma iniciativa do governo federal, abriu a rede Preço Popular. Além disso, expandiu atividades para fora do estado.

Continua depois da publicidade

Sucessão familiar com excelência

Desde que foi fundada, a Clamed Farmácias é presidida por um Alberto Bornschein, preservando nome tradicional da família. O fundador passou a presidência ao filho dele, chamado Alberto Bornchein.

A liderança da terceira geração também foi com um Alberto Borschein, mas médico cardiologista que seguiu na profissão e passou parte da atividade do dia a dia da empresa para executivos. Mas ele destaca que a gestão que desenvolveu deixou como principal legado a cultura empresarial baseada na ética, na valorização das pessoas e na convicção de que o crescimento da companhia deve caminhar lado a lado com o cuidado da saúde das pessoas.

Continua depois da publicidade

O novo presidente, Alberto Bornchein (IV) é administrador de empresas graduado pela FGV São Paulo, cursou também direito na PUC de São Paulo e fez pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-SP. Ele conta com a participação do irmão Andrey Bornchein e com Marcelo Voos como diretores.