Experiências em cidades do Rio Grande do Sul atingidas pela enchente mostram que a tecnologia, com inteligência artificial (IA) via robôs, é cada vez mais fundamental para apoiar os serviços de Defesa Civil. Um exemplo são soluções da Dígitro, empresa de SC, nas cidades de Santa Maria e Novo Hamburgo, atingidas pelas chuvas.  

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Em Santa Maria, o datacenter da Defesa Civil foi atingido pelas águas. A solução encontrada pela empresa foi transferir o serviço para a nuvem. E como aumentou a demanda no telefone de emergência 199 da Defesa Civil, a Dígitro incluiu robôs que processam linguagem natural para anotar pedidos de resgate e apresentar aos serviços de atendimento, informou Adriano Júnior Dias, executivo de negócios estratégicos e internacionais da empresa, presente na Expo Defense, exposição de soluções para o setor de defesa e segurança, que acontece em Florianópolis.

Segundo Adriano Dias, na Alemanha a estratégia é usar mais a internet das coisas para cuidar da vida das pessoas e de patrimônio frente a eventos climáticos. A IA pode informar, por exemplo, quanto a água está subindo em vários locais.

De acordo com o executivo, existe um reconhecimento de que os eventos climáticos estão acontecendo em maior proporção e isso vai continuar. Por isso é necessário usar mais a tecnologia.

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A Dígitro está presente em 14 dos 27 estados brasileiros com as soluções de telefonia de três números para os diversos atendimentos de serviços urgentes ou de emergência.

– É um serviço de interação com população. A Dígitro nasceu nessa parte de serviços de interação com a população através do 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiros), 181 (violência contra a mulher) e 199, Defesa Civil. Algumas Defesas Civis são estaduais, mas a gente percebeu que quem atua muito diretamente são os prefeitos porque os problemas acontecem nas cidades – observou Adriano Dias.

Esses números são definidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que determina quem vai fazer em determinada cidade ou Estado.

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