A Softplan, de Florianópolis, está lançando uma nova inteligência artificial, a Iris Obras, para conversação especializada de apoio a executivos que administram obras públicas de infraestrutura. O lançamento acontece durante a 27ª edição do ENACOR (Encontro Nacional de Conservação Rodoviária / 50ª RAPv) começou nesta segunda-feira e vai até quinta-feira em Belo horizonte, Minas Gerais.
Continua depois da publicidade
É um evento que atrai lideranças do setor de infraestrutura pública para debater tendências, inovações e políticas para conservação de rodovias no Brasil.
– No contexto de obras públicas, por exemplo, a IA é capaz de interpretar medições físico-financeiras, contratos e cronogramas, relacionando múltiplas fontes de dados para responder perguntas críticas com assertividade – destaca Rafael Marana, executivo de Novos Negócios da Softplan.
Segundo a empresa, nesta primeira fase, a IA será usada nas frentes de Infraestrutura e Obras e Processos Digitais e Administrativos, com foco especial em áreas como gestão de contratos.
A empresa explica que a nova tecnologia usa Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) já consolidados globalmente. Um dos diferenciais está na camada proprietária de especialização, que adapta a IA ao vocabulário, às regras e aos indicadores da gestão pública brasileira.
Fundada em Florianópolis há mais de 30 anos, a Softplan, desde meados deste ano, focou sua atuação na transformação digital do setor público. Os serviços ao setor privado que desenvolvia, foram abrigados em nova empresa do grupo a Starian. Assim, a Softplan segue voltada a desenvolver tecnologias inteligentes para os segmentos de infraestrutura e obras, processos digitais e infraestrutura e Justiça, levando tecnologia e integração a todas as esferas do setor público.
Continua depois da publicidade

