Florianópolis sedia o Blue Nautical Hub Brasil 2026, evento internacional que abriu neste domingo (26) e segue até sexta-feira (01). O objetivo é impulsionar o setor, fazendo conexões com todos os segmentos envolvidos, desde a indústria até o consumidor final e seus impactos. A programação começou com dois dias de visitas técnicas a empresas do setor.
Continua depois da publicidade
O Blue Nautical Hub Brasil é uma iniciativa da Associação Náutica Brasileira (Acatmar), Mundo Mar Consulting, Confradia Europea de la Vela e o Sebrae Santa Catarina.
O encontro é apresentado como um hub estratégico para conectar todo o setor visando um futuro com mais atividades. Envolve indústria, comércio, serviços, turismo náutico, marinas, estaleiros, inovação, educação, investidores, entidades e poder público.
Simpósio Internacional
O III Simpósio Internacional Economia Azul, que será realizado quarta-feira (29), no Hotel Castelmar, vai concentrar o maior número de debates e divulgação de novas informações sobre o setor. Abordará emprego, produção industrial, impactos do acordo Mercosul e União Europeia e questões ambientais.
Negócios B2B dentro de catamarã
A programação tem um evento para empresas dentro do Kattamaram IV, no Trapiche da Beira-Mar Norte quinta-feira, e encerra sexta-feira. O objetivo é ampliar conexões para impulsionar o mercado B2B.
Continua depois da publicidade
O presidente da Acatmar, Leandro Mané Ferrari, destaca que o Blue Nautical Hub Brasil foi lançado para aproximar quem produz, quem investe, quem opera, quem regulamenta e quem pensa o desenvolvimento da Economia do Mar.
Sobre a indústria náutica de SC
Com tradição industrial no setor e incentivos fiscais do estado, a indústria náutica catarinense teve crescimento acelerado nos últimos 10 anos. Passou de 465 empresas no setor, incluindo toda a cadeia produtiva, para 980 empresas, o que significa uma alta de 110%.
Santa Catarina passou a responder por cerca de 70% da produção de barcos de lazer do Brasil e por 60% das exportações, segundo dados de 2024. Outro dado é que cada embarcação gera quatro empregos diretos e até oito indiretos, desde a produção até a vida útil do barco.
Além disso, Florianópolis está numa fase de novas expectativas como início da construção do Parque Urbano e Marina Beira-Mar. O investimento será de R$ 350 milhões, deverá ser concluído em 3,5 anos e gerar em torno de 2 mil empregos.
Continua depois da publicidade
Inscrições gratuitas estão abertas
Dois eventos do Blue Nautical Hub Brasil 2026 estão com inscrições abertas ainda: o simpósio de quarta-feria (29) e o Encontro B2B (30). É só acessar os sites https://www.bluenauticalhubbrasil.com/event-details/inscricaosimposio e https://forms.gle/JbCqnKa6hbT36RjX9

