Forte no agronegócio, o Oeste catarinense investe em novas vocações. Uma delas é a tecnologia de informação e comunicação. O polo de Chapecó é o segundo que mais cresce no Estado. De hoje até sexta ocorre no Centro de Eventos Plínio de Nes, na cidade, a Expen, feira de negócios e gestão em tecnologia. A seguir, entrevista do coordenador da mostra, o empresário Ernani Zottis, também empresário do setor. 

Continua depois da publicidade

 

A tecnologia está despontando como nova matriz econômica do Oeste catarinense?
Começou um movimento forte em 2005, unindo várias pequenas empresas. Hoje já temos um número significativo. Podemos afirmar que o polo de TI do Oeste é o segundo que mais cresce em SC, fica atrás só de Florianópolis. Temos cerca de 200 empresas do setor, que engloba software e hardware. Temos empresas de automação industrial, de software para o setor de energia eólica e para cooperativas, por exemplo. Além disso, temos muitas startups com lançamentos de aplicativos. Chapecó é a cidade do Brasil com mais startups em relação ao número de habitantes. Uma dessas empresas de destaque aqui é a Meu Plano, que foi premiada pela Samsung num programa de aceleração e foi para a Coreia do Sul. Ela identifica para o usuário do celular qual é  plano mais acessível para ele. 

O que a Expen, feira de tecnologia que abre amanhã, vai apresentar ao mercado?
A Expen, hoje, é a única feira de base tecnológica do Brasil. Tinha a Fenasoft em São Paulo, tivemos outras feiras em Blumenau e Joinville, mas todas acabaram.  
As empresas de TI expõem seus produtos e serviços na Expoen, mas o forte são as palestras. Desta vez, entre os palestrantes teremos Tales Gomes, fundador da Easy Taxi e Rudnei Gerard, sócio fundador da Meu Plano, que falará sobre como acelerar startups. 

Qual é o futuro para o setor no Oeste de SC?
Estamos otimistas. É claro que não estamos tão avançados quanto a Acate em Florianópolis, mas trabalhamos para fortalecer nosso ecossistema de inovação. A gente trabalha forte para criar o Distrito de Inovação, semelhante ao Sapiens Parque, de Florianópolis, mas num tamanho menor. A prefeitura já tem o terreno. Vamos instalar nesse distrito o Deatec e empresas. O Centro de Inovação de Chapecó, aquele em parceria com o governo do Estado, será ao lado da Unochapecó, não nesse distrito. A obra está atrasada, deve ser inaugurado no final do ano. 

Continua depois da publicidade

Quem mais demanda sistemas na região?
São o comércio, a indústria e cooperativas. A nossa empresa, a Infogen, fornece software de gestão mais de 100 cooperativas no Brasil.

Leia outras publicações de Estela Benetti

Veja também:

Sul lidera expansão do comércio eletrônico no país

SC isenta de ICMS micro e minigeração de energia solar, hídrica e eólica