A dinâmica e forte economia de Santa Catarina colocou o estado no topo da criação de vagas em um setor de serviços que é estratégico, mas com números pouco projetados, o de publicidade e pesquisa de mercado. Em abril, SC criou 687 vagas nessa área, 35% do total no Brasil, liderando, assim, a criação de empregos nacional. A apuração de dados que levou à conclusão de que SC criou 153% mais empregos nesse setor frente ao mesmo mês de 2024 foi da Federação das Associações Empresariais (Facisc), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Continua depois da publicidade

De acordo com a Facisc, o aumento da renda média do trabalhador de SC, que cresceu 13% no primeiro trimestre, a segunda maior alta do país – atrás somente de Pernambuco – foi uma das razões desse maior desempenho da publicidade. Ainda segundo a entidade, SC liderou as vendas de supermercados, e de produtos de uso pessoal e doméstico no trimestre.

– A expansão do setor de publicidade em Santa Catarina é reflexo direto da maturidade empresarial do estado. O empreendedor catarinense compreendeu que, em um mercado competitivo, a comunicação estratégica é essencial para alcançar resultados. Esse salto nas contratações revela um ecossistema criativo e em plena expansão – analisa Estevão Guerreiro, diretor de Marketing da Facisc.

A pesquisa da Facisc apurou que o setor de maior contratação de pessoas em SC, no mês passado foi na área de promoção de vendas, em especial os pontos de vendas. Envolve campanhas em supermercados diretamente ao público, em eventos e em outros estabelecimentos. Nesse grupo, outro segmento que se destacou foi o de estandes em feiras e exposições em eventos.

– A gente tem percebido no interior também esse crescimento forte. O empresário está cada vez mais preocupado com a imagem da empresa dele. Não é mais só vender — é construir marca. Muitas vezes ele nem conhece os termos técnicos como branding, mas já está fazendo isso. Está gerando conexão com o público, transmitindo confiança – analisa Leonardo Celeski, do Núcleo de Comunicação da Facisc e empresário do setor.

Continua depois da publicidade

Para o coordenador geral do Núcleo Setorial de Marketing da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Felipe Margarida, as empresas e empreendedores entenderam que a comunicação por meio de tecnologias digitais é estratégica. Por isso, mais empresas estão investindo em publicidade online.

Leia também

Preço do gás natural quatro vezes mais caro que no exterior causa perdas a SC e ao Brasil

Viagem de Jorginho Mello à Ásia pode ter anúncio de investimento chinês em SC

Do interior a gigante nacional dono do Fort; primogênito do Grupo Pereira conta trajetória

Barco autônomo com inteligência artificial feito em SC vai monitorar Usina Belo Monte

Professor de SC que se destaca nos EUA com livros sobre odontologia digital é homenageado