Um dos eventos que antecedem o Startup Summit, nesta terça-feira, no Centrosul, em Florianópolis, é o Fórum da Associação Latinoamericana de Exportadores de Serviços (ALES), que contará com a participação de líderes de 17 países da América Latina e do Caribe. Esta é a primeira vez que o evento acontece em Florianópolis e é realizado junto com o Startup Summit porque exportações de software e outras soluções de tecnologia são contabilizadas na balança de exportações de serviços dos países.
Continua depois da publicidade
Os palestrantes virão não só dessa região, mas também dos Estados Unidos, Suíça, Bélgica e do Egito. Um dos temas será o tarifaço dos Estados Unidos e seus impactos no setor de serviços. O evento é organizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e pelo Sebrae Startups, com apoio das empresas WTM e ITH, lideradas pelos empresários Lisandro Vieira e Rodrigo Martins. Eles atuam no Grupo Temático (GT) de internacionalização da Acate e também participam da ALES.
O evento visa compartilhar conhecimento e gerar novas oportunidades de negócios entre países, impulsionando o setor de serviços. Com mais conexões, empresários podem fazer um volume maior de negócios, permitindo maior crescimento dessas regiões.
Entre as participações confirmadas está a do secretário geral da ALES, Javier Peña Capobianco.
– É um marco extremamente importante, porque o Brasil é o principal exportador de serviços da região. Em termos absolutos, quase metade das exportações de serviços vêm do Brasil, então é um país muito importante – afirma ele.
Continua depois da publicidade
Entre os palestrantes estará o empresário catarinense Lisandro Vieira, que participará de painel mediado por Rodrigo Martins. O tema será “Perspectivas técnicas: superando barreiras fiscais no comércio de serviços”.
– Será um momento singular, no qual queremos inspirar empresas, ecossistemas e instituições a perceber que a internacionalização está ao alcance de todos e que a América Latina é um território fértil para cooperação e crescimento global – afirma o empresário Rodrigo Martins.