As compras virtuais são crescentes, mas as fraudes no comércio eletrônico também. Levantamento feito no Brasil pela ClearSale apurou aumento de 14% nas fraudes em 2017 frente a 2016. Considerando as fraudes e tentativas de fraudes, de cada R$ 100 gastos pela internet, foram perdidos R$ 3,42. SC ficou bem nesse mapa, com  2,10% das fraudes nacionais, só atrás do RS, que teve 1,65%. Os itens mais visados são eletrônicos e bebidas.  

Cuidados
O cuidado ao manusear o cartão de crédito é importante, alerta Cassio Brodbeck, CEO da Ostec Business Security, empresa de segurança virtual corporativa. Vandre Ramos, gerente da HostGator, diz que na hora de comprar num site é preciso ver se ele tem o SSL, uma tecnologia de criptografia para segurança e também ver se junto ao endereço do site há o ícone de um cadeado verde, que é o certificado do SSL. 

Continua depois da publicidade

 

Pequenas em licitações

Com o objetivo de aumentar a participação de empresas de micro e pequeno porte em licitações públicas, a Fampesc assinou parceria ontem com a RCC, uma empresa paulista especialista em inteligência de mercado e base de dados. Há 50 anos no mercado, a RCC oferece sistema que permite às empresas saber, em tempo real, quais são as licitações em andamento em todo o país.

 

Continua depois da publicidade

Leia mais publicações de Estela Benetti

Veja também:

Vendas e número de empregados na indústria crescem em SC

Lilica Ripilica vira personagem em série de animação