Em parceria, as multinacionais General Motors (GM) e WEG ofereceram para uso da Presidência e Vice-Presidência da República do Brasil veículos e carregadores elétricos, formando, assim, o primeiro comboio de veículos 100% elétricos da GM para o governo de um país. A montadora forneceu quatro unidades do Chevrolet Blazer EV-SUV 100% elétrico, o mais avançado da marca no mercado brasileiro, e a WEG forneceu a infraestrutura de recarga elétrica instalada no Palácio do Planalto.
Continua depois da publicidade
Os veículos serão utilizados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin em compromissos. A entrega do novo comboio elétrico foi realizada ao presidente Lula pelo vice-presidente da GM na América do Sul, Fabio Rua.
A inclusão de veículos elétricos representa um avanço para a frota governamental. Segundo as empresas, essa decisão está integrada ao movimento nacional de transição energética, impulsionado por políticas públicas e compromissos assumidos pelo Brasil para priorizar tecnologias de baixo carbono, reduzindo emissões.
Os SUVs cedidos são veículos da versão RS, que têm autonomia de até 481 quilômetros (Inmetro) e usam a mais avançada plataforma global de baterias da GM. A infraestrutura de recarga do Palácio do Planalto, instalada pela WEG, é composta por dois carregadores convencionais (AC) e um rápido (DC).
Tanto os veículos, quanto o sistema de recarga foram disponibilizados pelas empresas para uso do governo por um ano, num contrato de comodato, podendo ser renovado. As duas multinacionais têm longa presença no mercado brasileiro, com investimentos em inovação nas áreas em que atuam.
Continua depois da publicidade
O vice-presidente da GM afirmou que a empresa segue avançando na sua estratégica de liderar a transição para uma mobilidade de baixo carbono, alinhada com meta global que tem de neutralizar emissões até 2040.
Para o diretor superintendente de Digital e Sistemas da WEG, Carlos Grillo, essa parceria para fornecer ao Planalto reforça o compromisso da empresa com a mobilidade elétrica e com a construção de um futuro mais eficiente e sustentável.
Leia também
Shoppings de SC lançam sistema inédito de presente digital pago com Pix no aplicativo
Com nova gestão na Fiesc, reuniões mensais podem ter atrações nacionais
Presidente do BNDES anuncia investimentos nos setores naval e logístico de SC
Tarifaço afeta empresas de forma diferente; indústria que demitiu está em recuperação
Multinacional com sede em SC vence novo prêmio de inovação da Aneel







