nsc
    nsc

    Estela Benetti

    Governadores discutem em Florianópolis Previdência e outros temas econômicos

    Compartilhe

    Estela
    Por Estela Benetti
    18/10/2019 - 10h40 - Atualizada em: 18/10/2019 - 11h20
    Carlos Moisés receberá outros seis governadores em reunião do Cosud em Florianópolis. (Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)
    Carlos Moisés receberá outros seis governadores em reunião do Cosud em Florianópolis. (Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)

    Começa na tarde desta sexta-feira (18) e vai até amanhã, no Costão do Santinho, mais uma reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, o Cosud, que reúne os governadores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio, Minas e Espírito Santo. Todos confirmaram presença. Hoje à tarde acontecem reuniões temáticas, mais com a participação de secretários, amanhã os governadores falam numa plenária, terá duas palestras técnicas (gestão pública digital e desburocratização)  e, no final da manhã divulgarão a Carta de Florianópolis.

    A novidade é que desta vez, um dos temas importantes será a reforma da Previdência. Isto porque o país ainda não definiu uma proposta nacional para reforma da Previdência dos Estados e Municípios. Sem isso, muitos quebram, a união é convidada a salvar e todos nós pagamos a conta. A aposta é de uma proposta de emenda constitucional paralela que será apresentada na próxima semana. É uma aprovação que exige grande articulação política, por isso, é importante que os governadores trabalhem muito por isso.

    Mas já com a aprovação da reforma da Previdência do governo federal, que deve acontecer terça-feira, a expectativa é de que haverá uma melhora na economia. Assim, melhora a arrecadação dos Estados.

    Quanto a isso, o governador Carlos Moisés da Silva, o anfitrião do evento, está mais tranquilo. Santa Catarina lidera este ano o crescimento de arrecadação de impostos estaduais no Brasil. Tem alcançado um crescimento nominal de dois dígitos até setembro, segundo o secretário da Fazenda, Paulo Eli.

    A escolha do local do evento, o Costão do Santinho, é por ser um ponto turístico. Quando a reunião aconteceu no Rio Grande do Sul, foi em Gramado.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas