Santa Catarina conta agora com o SCTEC, um programa inédito, gratuito, para formação em tecnologia e inteligência artificial a quem reside no estado. É uma oportunidade para jovens e adultos, tanto para quem busca formação para trabalhar na área, quanto para quem está interessado em um curso mais curto para entender mais sobre tecnologia ou IA. O programa, totalmente on-line foi lançado na noite desta segunda-feira (08), será ministrado pelo Senai SC e as inscrições já estão abertas. (Veja site e cursos no final desta matéria)
Continua depois da publicidade
O programa é uma iniciativa do governo do estado, que está investindo R$ 22,9 milhões. O SCTEC foi lançado em evento na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) pelo governador Jorgino Mello, com a participação de lideranças de entidades parceiras.
Entre os presentes, estiveram o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), Gilberto Seleme, o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Diego Ramos e o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgar Usuy, que está à frente da pasta que lidera o projeto.
O objetivo é colaborar na formação de profissionais para um dos setores de economia do estado que mais registram falta de trabalhadores qualificados. É também para ampliar a cultura sobre tecnologia e inteligência artificial, esta que é a última onda do setor.
Santa Catarina conta com 29,4 mil empresas de tecnologia, que respondem por 7,75% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Elas empregam mais de 100 mil pessoas diretamente. SC detém o terceiro maior polo tecnológico do Brasil em número de empregos. No ano de 2024, teve crescimento de 7,2% n número de vagas, mais que o dobro da média nacional.
Continua depois da publicidade
O levantamento feito pela Acate apurou que no período de 2025 a 2027 serão abertas quase 100 mil novas vagas no setor, principalmente para desenvolvedores e analistas de sistemas.
– Com o SCTEC, o nosso estado dá um passo decisivo rumo ao futuro. Queremos garantir que cada cidadão, seja jovem que está entrando no mercado ou profissional em transição, tenha acesso à tecnologia e às oportunidades que ela traz. Investir em formação e inovação é apostar no potencial catarinense e no fortalecimento da economia. Nosso compromisso é construir um Estado onde o talento gera desenvolvimento para todos – afirmou o governador Jorginho Mello.
Para o secretário Edgard Usuy, o SCTEC é uma resposta direta à forte expansão do setor de tecnologia no estado, que demanda novos profissionais. É um programa que democratiza o acesso à formação para o trabalho no presente e no futuro.
– Estamos abrindo caminhos para que mais catarinenses se qualifiquem em setores decisivos para o futuro da economia. A indústria depende de profissionais preparados para trabalhar com tecnologia e inovação – destacou o presidente da Fiesc, Gilberto Seleme.
Continua depois da publicidade
O presidente da Acate, Diego Ramos, comentou que esse programa é uma resposta concreta aos desafios que o setor enfrenta para continuar crescendo com competitividade e inclusão. O vice-presidente de talentos da Acate, Moacir Marafon, avalia que esse programa representa um dos movimentos mais estruturantes já feitos no estado para formação de talentos em tecnologia, dados e inteligência artificial.
– O programa nasce diretamente alinhado às demandas reais das empresas de tecnologia de Santa Catarina. A Acate realizou nos últimos dois anos um amplo Mapeamento de Demanda e Perfil de Talentos do Setor de Tecnologia, ouvindo empresas de todos os portes e regiões – disse Marafon.
De acordo com ele, essa pesquisa identificou as tecnologias mais utilizadas pelo setor, as competências mais escassas, os perfis profissionais mais procurados,a estimativa de necessidade de novos profissionais para os próximos anos e as lacunas de formação que dificultam o crescimento das empresas. E o SCTEC foi desenhado para responder a esse diagnóstico.
As inscrições estão abertas no site do programa, o sctec.scti.sc.gov.br. Podem participar pessoas que residem em Santa Catarina e as primeiras turmas começam em fevereiro de 2026.
Continua depois da publicidade
Veja os cursos que serão oferecidos:
1.Carreira Tech
O programa oferece três trilhas de formação:
• Desenvolvedor de Software
• Analista de Dados
• Inteligência Artificial
Cada trilha tem quatro níveis de aprendizado:
a) Despertar
Introdução à área, com palestras e conteúdos ao vivo pela internet (16h). Após as aulas, os estudantes fazem um diagnóstico de carreira para identificar a trilha mais aderente.
b) Primeiros Passos
Conteúdo autoinstrucional de acordo com a trilha escolhida (20h):
• Introdução à Programação (Front-end e Back-end)
• Introdução ao Data Science
• Introdução à Inteligência Artificial
c) Profissionalizar
Cursos práticos (300h de aulas ao vivo + 96h de inglês e mentoria):
• Desenvolvedor Web Front-end, Back-end ou Mobile
• Análise de Dados com Python ou Business Intelligence
• Desenvolvimento de IA para Análise Preditiva ou Machine Learning e Visão Computacional
Continua depois da publicidade
Dependendo do nº de inscritos, haverá formações complementares:
• Introdução ao Desenvolvimento Web, 160h, assíncrono
• Data Science para Big Data e Visualização Avançada, 40h, assíncrono
• IA para análise de dados, 40h, assíncrono
d) Aperfeiçoar
Etapa final, com formações extras conforme trilha escolhida (32h + 16h).
Ofertas pré-definidas (32h, síncronas):
• Cloud e DevOps ou Figma e Fundamentos de Acessibilidade
• Análise de Dados com SQL e NLP para Data Science ou Visualização de Dados Avançado e Data Analytics para Negócios
• Detecção de Fraudes com IA ou Introdução ao Desenvolvimento de IA Generativa
Uma oferta para escolha do estudante (16h, síncronas):
• Suporte de TI, Segurança da Informação ou NoCode e LowCode
• Introdução ao Deep Learning ou Integração de IA com Dados
• ChatBot ou Agentes de IA
🌐PARA DESENVOLVEDORES
No eixo Carreira Tech, haverá um segmento direcionado a pessoas com base sólida em programação. Serão 500 vagas para o curso de Qualificação Profissional em IA para Desenvolvedores (180h, formato síncrono).
Continua depois da publicidade
2. IA na Prática
Voltado ao público em geral, traz cursos autoinstrucionais de curta duração, com foco no uso da IA no dia a dia:
• Fundamentos de Inteligência Artificial (5h)
• Ferramentas de IA (15h)
• Prompts Eficazes (15h)
• Uso Ético da IA (5h)
• IA para Marketing (2h)
• IA para Vendas (2h)
• IA para Recursos Humanos (2h)
• IA para Educação (2h)
Leia também
Projeto em Florianópolis fortalece a educação e duas áreas do turismo, diz governador
Facisc entrega prêmios a associações e projeta expansão para 2026
Com tecnologia inédita em SC, Festival de Luzes vai celebrar os 70 anos da Celesc
Vick, a inteligência artificial brasileira que concorre com ChatGPT, Gemini e DeepSeek
Professor centenário é destaque no aniversário do Centro de Ciências Agrárias da UFSC
Starian adquire empresa de compliance do RS com atuação em mais de 50 países

