O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) chegou aos 50 anos de atividades, marcados pela excelência no ensino, pesquisa e extensão. Para celebrar a data, nesta quarta-feira realizou evento com palestras científicas e dezenas de homenagens quarta-feira no auditório da Epagri. Um destaque foi homenagem ao professor Glauco Olinger, de 103 anos, idealizador e primeiro diretor do CCA.
Continua depois da publicidade
Após receber o diploma da homenagem, ele fez questão de participar da foto com os ex-diretores e, no final, ainda declamou uma poesia sobre a vida. Questionado por que não falou sobre o CCA naquele momento, disse que a mãe dele consideraria elogio a si próprio, o que não é recomendável (risos).
Para a coluna, ele contou como articulou a criação de dois cursos de ciências agrárias quando era secretário de estado da Agricultura. Disse que, Santa Catarina precisava fortalecer o ensino de ciências rurais, a região de Lages queria cursos de graduação de Veterinária e Agricultura, mas o governador da época, Antonio Carlos Konder Reis, disse que poderia criar só um curso na Udesc, a Universidade do Estado de Santa Catarina. Então, ele sugeriu criar o curso de Veterinária na Udesc em Lages, e articulou com a UFSC a criação do curso de Agronomia em Florianópolis.
– Naquela época, há pouco mais de 50 anos, era uma praxe de que a agronomia e a veterinária seriam as duas grandes atividades que impulsionariam o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina. A agronomia abrangeria tudo o que fosse relacionado com o setor agrícola. E a veterinária, tudo que se relacionasse ao mundo animal. Em Lages, estavam pleiteando uma escola de agronomia e outra de veterinária. Eu só tinha, no governo, recurso para financiar uma das escolas. Então, escolhemos veterinária em Lages e deixamos a escola de agronomia para a Universidade Federal de Santa Catarina – contou Glauco Olinger.
Hoje, o CCA da UFSC conta também com os cursos de gradação em Zootecnia, Engenharia de Aquicultura e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Além disso, tem pós-graduação.
Continua depois da publicidade
No evento, a diretora do CCA, professora Marlene Grade, destacou que o Centro é extraordinário por todos os serviços que presta ao estado e ao país. A programação do aniversário de quarta se encerrou com uma sessão da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), com a participação dos deputados Padre Pedro e Marquito.
Leia também
Starian adquire empresa de compliance do RS com atuação em mais de 50 países
Governo de SC discute oportunidades de negócios Mercosul-UE em eventos em SP
Associação Empresarial de Joinville entrega seu “Oscar da Inovação”; veja quem ganhou
Acate recebe prêmio em Paris e projeta ecossistema de inovação de SC no mundo

