O secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do governo de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, participou no início desta semana, em São Paulo, do Congresso Trade BR 2025. Organizado pelo Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx) em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a ApexBrasil, o evento discutiu impactos do acordo Mercosul-União Europeia que será assinado dia 20 deste mês.

Continua depois da publicidade

O secretário participou ao lado do vice-presidente de Relações Internacionais da associação paulista Antonio Cotait Neto e do professor Marcos Troyjo, novo conselheiro para internacionalização do Banco Europeu de Investimentos (BEI), maior instituição financeira multilateral do mundo.

Veja mais imagens da reunião em São Paulo:

Paralelamente, Bornhausen participou também em São Paulo representando o governo de SC na reunião de representantes das câmaras bilaterais com países europeus. Esse evento foi uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo para incluir micro e pequenas empresas nas oportunidades de negócios que serão abertas com o acordo Mercosul-UE. Participaram líderes das câmaras bilaterais da Alemanha, Itália, Holanda e Portugal.

– Santa Catarina, com seu pioneirismo e liderança, tem muito a ganhar participando desse movimento ao lado de São Paulo. Além do vínculo histórico e cultural com a Europa, temos um setor produtivo competitivo e empreendedores capazes de superar desafios e aproveitar as boas oportunidades do mercado europeu. A orientação do governador Jorginho Mello é que sigamos buscando e garantindo novos mercados para os produtos catarinenses. Uma nova fronteira se abre com o Acordo Mercosul–União Europeia, e não ficaremos de fora – afirmou Bornhausen.

De acordo com o secretário, nessa reunião foi firmado um acordo entre a Associação Comercial de São Paulo e a Associação Industrial Portuguesa (AIP) para que Portugal seja porta de entrada das MPEs na União Europeia. Na opinião dele, esse é um acordo positivo que poderá ser firmado também entre entidade de SC com a associação portuguesa.

Continua depois da publicidade

Leia também

Acate recebe prêmio em Paris e projeta ecossistema de inovação de SC no mundo

SC no topo: 12 cartórios do estado conquistam nota máxima do Prêmio Qualidade Total

Celesc adquire projeto de multinacional para construir usina

Empresas de SC contratam R$ 311 milhões no BNDES para investir em indústria 4.0

Multinacional Duas Rodas, líder em aromas, chega aos 100 anos

Instituto cria sistema inédito para ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem

Multinacional inaugura em SC nova linha de produtos de alta eficiência